A personificação do mal em José de Anchieta : imaginário e recepção
Resumo
Resumo: O processo de colonização do Brasil processo contou, entre outras, com a ação dos missionários jesuítas, entre os quais se destacou José de Anchieta. Um dos instrumentos empregados pelo padre, e que tem merecido análise, por sua eficácia e alcance, foi o teatro. Por meio dele, Anchieta não apenas revelava ao seu leitor-espectador a mensagem da salvação, traduzindo dogmas e conceitos católicos de modo a serem compreendidos e assimilados pelos indígenas, como também pretendia a manutenção da fé dos europeus instalados na Colônia. O teatro anchietano, entretanto, contribuiria ainda com o processo civilizatório, à medida que tencionava a modificação não apenas do sistema de crenças autóctone, mas de seus modos de vida e organização social. Anchieta recorreria, em seus textos, a personagens que personificariam o Mal, a fim de fazer entender aos índios, a necessidade de abandonar seus costumes, substituindo-os por aqueles preconizados pela Santa Sé. Nesse sentido, a análise de dois autos de Anchieta - Auto de São Lourenço e Na Aldeia de Guaraparim -, levando-se em conta os pressupostos de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser - teóricos da Estética da Recepção - pretende demonstrar de que modo o imaginário medieval, acionado por Anchieta, colaborou e/ou influenciou a construção das personagens diabólicas nos referidos textos. Dessa forma, pretendeu-se a identificação do ?horizonte de expectativas?, conforme postulado por Jauss, e o ?leitor implícito?, determinado pelas estruturas internas do texto, conforme Iser, a fim de que identificassem os mecanismos de construção das personagens que, personificando o Mal, deveriam levar os índios a desejar o Bem. Abstract: The process of colonization of Brazil understood the action of the Jesuit missionaries, among which stood out José de Anchieta. One of the instruments used by the priest, and that analysis has deserved for their effectiveness and reach, was the theater. Through him, Anchieta not only revealed his reader-viewer the message of salvation, translating Catholic dogmas and concepts to be understood and assimilated by the natives, but also wanted to maintain the faith of Europeans installed in Cologne. The theater Anchieta, however, still contribute to the process of civilization, as we intend to change not only the system of indigenous beliefs, but their ways of life and social organization. Anchieta recourse, in his writings, the characters who assumed Evil in order to make the Indians understand the need to abandon their customs, replacing them with those advocated by the Holy See that sense, the analysis of two autos de Anchieta - Auto de São Lourenço and Na Aldeia de Guaraparim -, taking into account the assumptions of Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser - theorists Aesthetics of Reception - aims to demonstrate that the imaginary medieval mode triggered by Anchieta, collaborated and / or influenced the construction of diabolical characters in these texts. Thus, we sought to identify the "horizon of expectations", as postulated by Jauss, and the "implied reader", determined by the internal structure of the text, as Iser, in order to identify the mechanisms that construction of the characters, personifying Evil, should lead the Indians to want the blessing.
Collections
- Teses & Dissertações [9573]