Show simple item record

dc.contributor.otherPitre-Vásquez, Edwin Ricardo, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherDottori, Maurício, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorAlvarado Burbano, Maria Ximenapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T11:11:34Z
dc.date.available2023-09-21T11:11:34Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29842
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vásquezpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Mauricio Dottoript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 28/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 102-106pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação apresenta uma análise etnomusicológica para um dos gêneros musicais tradicionais da região do Pacífico Sul Colombiano, o currulao, interpretado pelo conjunto musical tradicional de marimba de chonta. A questão central da pesquisa foi analisar quais os aspectos estético-musicais predominantes desse gênero, a partir da aplicação de conceitos trabalhados por Gerhard Kubik e Tiago de Oliveira Pinto para as músicas africanas e afro-brasileiras respectivamente. Usou-se de ferramentas da etnografia para o levantamento de dados, assim como da revisão de literatura, buscando trabalhos relacionados ao currulao e ao Pacífico Colombiano desde diferentes perspectivas. A revisão de literatura, assim como a experiência em campo, proporcionaram uma aproximação aos contextos geográfico, histórico e social, como subsidio para a compreensão das características musicais. Dentre as principais reflexões, deve-se ressaltar a relação entre as músicas africanas e o Currulao. Tal conclusão é possível ao analisar as características propriamente musicais, assim como os contextos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research presents an ethnomusicological analysis of one of the traditional musical genres from the Colombian South Pacific region, the currulao, played by the traditional musical ensemble marimba de chonta. The central question in this study was to analyze which were the aesthetic-musical aspects predominant in this musical genre, by the application of concepts established by Gerhard Kubik and Tiago de Oliveira Pinto for African and Afro-Brazilian music, respectively. Tools from ethnography were used in data collection, as well as the review of literature, searching for works related to the currulao and Colombian Pacific from different perspectives. The literature review, as well as the experience in the field, provided an approach to geographical, historical and social contexts, as supports for understanding the musical characteristics. Among the main considerations, it should be noted the relationship between African music and the currulao. Such a conclusion is possible from the analysis of the properly musical characteristics, as well of the contexts.pt_BR
dc.format.extent140 f. : il.[algumas color.], grafs., tabs + 1 CD-ROM.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectEstilo musicalpt_BR
dc.subjectMusica - Analise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectMusicapt_BR
dc.titleCurrulao : análise etnomusicológica para o gênero musical representativo do Pacífico Sul Colombianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record