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dc.contributor.authorSoler,Vanessa Tramontin dapt_BR
dc.contributor.otherRossler, João Henriquept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-12T17:20:02Z
dc.date.available2020-02-12T17:20:02Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29838
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Henrique Rosslerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 30/11/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 140-146pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Psicologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, desenvolvida como um estudo teórico tem por objetivo responder qual é o papel dos programas televisivos infantis na brincadeira da criança e, consequentemente, no desenvolvimento do psiquismo infantil. A análise será mediada pela produção dos autores da Teoria Histórico-Cultural, em especial Lev Semionovich Vigotski, Alexis Leontiev e Daniil Borisovich Elkonin, principalmente por seus estudos sobre o brincar e o desenvolvimento do psiquismo infantil. Para tanto, será realizada, inicialmente, uma revisão sobre os fundamentos metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e os fundamentos teóricos da formação do indivíduo. Posteriormente, será discorrido sobre o desenvolvimento psíquico na infância e, a seguir, a importância da brincadeira na idade pré-escolar como atividade principal, ou seja, fomentadora e organizadora do desenvolvimento psíquico nesta fase. Por último, analisaremos os aspectos que caracterizam a atividade de assistir televisão, em especial os programas infantis, bem como o seu papel na brincadeira. É possível concluir que estes programas não contêm em si as funções elementares da brincadeira como atividade principal. Contudo, mesmo que não desempenhem o papel de brincadeira, eles contêm elementos das objetivações genéricas em si. Assim, a atividade de assistir televisão na infância deve ser considerada como matéria-prima para a brincadeira, pois permite a apropriação de determinados elementos que regem a vida dos homens; em especial, a sua vida cotidiana, ou seja, as objetivações em si, fomentando o desenvolvimento psíquico da criança em idade pré-escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research, developed as a theoretical study aims to answer what is the role of children's television programs in the child's play activity and hence the development of the child psyche. The analysis will be mediated by the production of the authors of Historical-Cultural Theory in particular, Lev Vygotsky Semionovich, Alexis Leontiev and Daniil Borisovich Elkonin, especially for their studies on playing games and the development of the child psyche. Thus, at first, a review of the methodological foundations of Historical-Cultural Psychology and the theoretical training of the individual will be conducted. Later, will be discoursed about the psychic development in childhood, and then, the importance of playing games in preschool as main activity, in other words, fomenting and organizing psychic development at this stage. Finally, the aspects that characterize the activity of watching television, in particular, children's programs, as well as its role in the games played will be analyzed. It's possible to conclude that these programs do not contain the elementary functions of play as main activity in itself. But even though that do not have the role of play, they bring elements of generic objectivations in itself, in other words, the activity of television watching in childhood should be considered as raw material for the play, because it allows the appropriation of certain elements governing men's lives; in particular, their everyday life, in other words, objectivations in itself, thus promoting the mental development of the child in preschool age.pt_BR
dc.format.extent146f. : il. , grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Psicologiapt_BR
dc.subjectTelevisão - Programas para criançaspt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectPsicologia infantilpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleConsiderações sobre o papel dos programas televisivos infantis na brincadeira da criança e no desenvolvimento do psiquismo infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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