As diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em música e o projeto pedagógico do curso superior de instrumento da EMBAP : movimentos de autonomia e adaptação
Resumo
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Instrumento da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Brasil), para identificar elementos de autonomia e de adaptação em face das Diretrizes Curriculares Nacionais. Teve como objetivos analisar o processo de formação do músico nesse contexto, investigar se essa formação se aproxima de uma perspectiva ontológica e criadora, ou se restringe a uma formação pragmática e mercantil; investigar a potencialidade da música como campo criador por excelência, a partir do qual não se pode restringir a formação do músico a razões de mercado. A metodologia adotada foi a análise documental sob a luz de Lukács, sua ontologia e estética. A hipótese norteadora da pesquisa afirma que o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Instrumento da Escola de Música e Belas Artes do Paraná resiste às proposições contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Música, possibilitando ao egresso uma formação mais voltada à emancipação e à formação humanas, do que à adaptação às necessidades do meio e do mercado, devido à arte musical ser entendida pela instituição como atividade criadora, humanizadora e fomentadora de potencialidades humanas. Para responder as questões norteadoras da investigação, atingir os objetivos e confirmar ou não a hipótese levantada fez-se, primeiramente, uma crítica à teoria do capital humano e às teorias das competências, para em seguida realizar um estudo a respeito da arte e da música, com base no materialismo histórico, particularmente em Lukács, e finalmente analisar os documentos objetos de análise desta dissertação. A análise demonstrou, documentalmente, que a instituição busca reafirmar sua autonomia em relação ao normativo oficial, não apenas enquanto instituição de ensino, mas também enquanto espaço cultural gerador de possibilidades de formação em arte, amparada pela autonomia proporcionada pela arte e pela geração e transmissão de conhecimentos em arte e música. No entanto, também apresenta traços de adequação ao proposto pelas DCN, particularmente indicando traços epistemológicos próprios ao pragmatismo, revelando o movimento contraditório entre adaptação e autonomia. Abstract: This dissertation presents the analysis of the Pedagogical Project of Musical Instrument Graduation Courses from the School of Music and Fine Arts of Paraná (Brazil), having as basis the National Curriculum Guidelines, identifying autonomy and adaptation elements in light of those. It had as goals to analyze the musician's formation process in this context, investigating if this formation approaches itself to an ontological perspective, creative, or if it restrains itself to a pragmatic and market formation. Still, to investigate music's potential as creative field by excellence, from which the musician formation can not be restrained due market reasons. The adopted methodology was the documental analysis under light of Lukács, his ontology and of aesthetics. The research's guiding hypothesis affirms that the Pedagogical Project of Musical Instrument Graduation Courses from the School of Music and Fine Arts of Paraná resists to the propositions contained in the National Curriculum Guidelines to the Music graduation Courses, enabling to the graduated a formation geared more to emancipation and human formation, than to an adaptation to the surrounding and market needs, due musical art been understood by the institution as a creater, humanizing and fomenter of human potentialities activity. To answer the investigation's guiding questions, to achieve the goals and to confirm or not the raised hypothesis, at first it was made a critic analysis to the theory of human capital and to the theory of competences, in order to, after, do a study about art and music, based on the historic materialism, particularly on Lukács, and finally to analyze the documents, objects of analysis of this dissertation. The analysis showed, documentally, that the institution pursues to reaffirm its autonomy from the official regulation, not only as an educational institution, but also as a cultural space creator of possibilities of formation in art, supported by the autonomy provided by art and by generation and transmission of knowledge in art and music. However, it also shows adequacy traces to the proposed by the National Curriculum Guidelines, particularly indicating epistemological traces inherent to pragmatism, revealing the contradictory movement between adaptation and autonomy.
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- Teses & Dissertações [9608]