Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSmaniotto, Adriano, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherMachado, Rodrigo Vasconcelos, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-07T13:49:21Z
dc.date.available2020-05-07T13:49:21Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29749
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Rodrigo Vasconcelos Machadopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 23/11/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 151-154pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação intenta analisar a poesia paranaense presente nas Antologias publicadas por ocasião da realização do Concurso Helena Kolody, entre os anos de 1990 e 1995. Para realizar a análise, primeiro foram percebidos os tipos de poesia em cada Antologia, para depois serem demarcados "territórios" comuns ou próximos, compondo uma cartografia poética. Para suplantar a análise foram necessárias concepções teóricas sobre a poesia de 1990, em especial as abordagens dos professores Benedito Nunes e Heloísa Buarque de Hollanda, além de Michael Hamburguer, Alfonso Berardinelli, Gaston Bachelard e Pierre Bourdieu. Após serem observadas quais linhas de composição tinham prioridade em cada Antologia, além da particularidade de cada Concurso, intentou-se estabelecer uma comparação com autores que publicaram em outras regiões no mesmo período para que se pudessem perceber parâmetros comuns. Outra reflexão, surgida com a análise, foi a percepção da importância do Concurso como incentivador e também regulador da prática poética no Estado. Nesse sentido, foram analisados quatro autores que estiveram presentes nas Antologias e continuaram publicando na década seguinte. Apesar da dificuldade de demarcarem-se "territórios" fixos, percebe-se que há algumas linhas de contorno mais visíveis como a poesia visual, a epigramática, a poesia do fragmento, a poesia homoerótica, a poesia neorretórica e a metapoesia. Também se notam alguns "territórios" mistos, mas com menor frequência. Estas reflexões permitiram perceber o quanto a poesia feita em Curitiba - ao menos a presente nas Antologias - está próxima da poesia dos anos 1990 e o quanto o Concurso, neste sentido, colaborou para que tal prática ocorresse, pois ajudou a medir e a difundir a prática poética.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to analyze the paranaense poetry present in Anthologies (Antologias), published on the occasion of the Contest of Poetry Helena Kolody, from 1990 to 1995. To perform the analysis, we first found the types of poetry in each Anthology and later we defined "common or closer territories" and so we arranged a poetic cartography. To supersede the analysis, it was necessary some theoretical conceptions on the 90's poetry, specially the approaches of professors Benedito Nunes and Heloísa Buarque de Hollanda, beyond Michael Hamburguer, Alfonso Berardinelli, Gaston Bachelard and Pierre Bourdieu. After checking which lines of composition had priority in each Anthology, besides the particularities of each Contest, we tried to establish a comparison with authors who have published in other regions during the same period to discern common parameters. Another consideration that has arisen with the analysis was the perception of the importance of the Contest as a stimulator and also a regulator of the poetry practice in the State. Accordingly, we analyzed four authors who were present in the Anthologies and who kept publishing during the following decade. In spite of the difficulties of defining the "territories", it is noticeable that there are some outlines which are more visible, such as the visual poetry, the epigrammatic, the fragment poetry, the homo poetry, the new rhetoric poetry and the metapoetry. It is also possible to observe some mixed "territories", but with lower frequency. These reflections permited us to notice how much the 90's poetry from Curitiba - at least the one present in the Anthologies - is close of the 90's poetry and how much the Contest, in this sense, has collaborated for the occurrence of such practice, since it has helped to measure and to diffuse the poetry practice.pt_BR
dc.format.extent155f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectPoesia paranaensept_BR
dc.subjectPoesia eroticapt_BR
dc.subjectPoesia visualpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleUma possível cartografia poética : alguns "territorios" da poesia nas antologias do Concurso Estadual Helena Kolody (1990-1995)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples