Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Rosiane Correia dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T18:25:52Z
dc.date.available2022-08-31T18:25:52Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29710
dc.descriptionOrientador: Rosa Maria Cardoso Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Relato e análise da realização de um projeto de criação de blog na escola. Ao tentar estimular o uso da internet na sala de aula a pesquisa mostra que mais do que empecilhos técnicos, uma iniciativa dessas encontra o "medo de estragar a máquina" e a falta de diálogo como principais obstáculos à sua realização. Uma análise da história do computador aponta para a simplificação da sua interface, permitindo que o leigo seja auto-suficiente num ambiente antes reservado apenas aos versados na tecnologia. A pesquisa também contesta a necessidade de se investir em cursos de qualificação na área da informática para professores e propõe a viabilização de tempo e estrutura para que o docente possa usar e se apropriar do computador. Os dados levantados pelas autoras também apontam para a necessidade da escola se assumir como espaço de inclusão digital, já que ela consegue cumprir essa função sem alterar suas atividades principais. A grande massa de pessoas que não possuem acesso ao computador, nem a internet contrasta com as cerca de 55 milhões de estudantes atendidos pela rede de escolasdo Ensino Básico no Brasil. Esse público poderia ser facilmente incluído digitalmente caso as escolas se propusessem a abrir seus laboratórios para uso dos alunos e professores, contribuindo assim para a formação de ambos os grupos.pt_BR
dc.format.extent95 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDiálogos possíveis : os desafios do uso da internet na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples