Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKaminski, Christianept_BR
dc.contributor.otherStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-28T13:38:43Z
dc.date.available2020-09-28T13:38:43Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29583
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Tânia Stoltzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 127-135pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem como objetivo caracterizar o papel do tutor na educação a distância em instituição pública, buscando contribuir para o redimensionamento deste papel, por meio de entrevistas, observações e levantamento bibliográfico especializado à luz da perspectiva histórico-cultural, em que Vygotsky compreende o desenvolvimento do homem, a partir das interações sociais que estabelece em determinada cultura. Os conceitos de mediação, processo de internalização, zona de desenvolvimento proximal e o processo de produção de significações são especialmente relevantes na discussão do objeto de estudo. A pesquisa orientou-se a partir do método de identificação de núcleos de significação (Aguiar e Ozella, 2006), que procura compreender o importante referencial constituído pela unidade contraditória do simbólico e do emocional, que se refere à distinção entre significado e sentido. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevistas com 12 tutoras da educação a distância do curso de Pedagogia, atuantes em uma instituição pública. Como resposta ao problema foram identificados três núcleos de significação, que se articulam entre si: preparação para o exercício da tutoria, eu tutor e a relação tutor-aluno. A análise dos núcleos de significação evidencia a necessidade de novas discussões e reflexões, na busca da compreensão do papel do tutor e do reconhecimento que efetivamente as instituições e os poderes públicos devem aferir a este profissional altamente qualificado e que contribui imensamente para a construção do conhecimento do aluno na modalidade da educação a distância. A partir das participantes do estudo conclui-se que o tutor é um mediador cognitivo e afetivo do conhecimento que tem a sua atividade pautada pela ampliação do poder de autorregulação do aluno no que se refere à compreensão de sua realidade a partir do conhecimento elaborado e da gestão de sua afetividade. Tal consideração requer formação abrangente e continuada para o trabalho com o ensino a distância e que envolva o tutor em uma perspectiva integral, abrangendo a indissociabilidade entre cognição e emoção dentro de determinada cultura. Neste sentido, o referencial de Vygotsky apresenta-se como interessante possibilidade de discussão do papel do tutor na educação a distância.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study aims to characterize the role of the tutor in distance education at a public institution, seeking to contribute to the scaling of this paper, through interviews, observations and literature specializing in the light of historical-cultural perspective, in which Vygotsky understands development of man, from establishing social interactions in a given culture. The concepts of mediation, internalization process, zone of proximal development and production of meanings are especially relevant in the discussion of the subject matter. The research was guided by the method of identifying clusters of meaning (Aguiar and Ozella, 2006), which seeks to understand the important reference made by the contradictory unity of the symbolic and emotional, which refers to the distinction between meaning and sense. The survey was conducted through interviews with 12 tutors of distance education of the Faculty of Education, acting in a public institution. In response to the problem identified three clusters of meaning, which are linked together: preparing for the practice of mentoring, I tutor and tutor-student relationship. The core analysis of meaning highlights the need for further discussions and reflections, in the quest for understanding the role of tutor and the recognition that effective institutions and public authorities should decide on this highly qualified professional, which contributes greatly to the construction of knowledge student in the form of distance education. From the study participants concluded that the tutor is a mediator of cognitive and affective knowledge that has guided its activities by expanding the power of self-regulation of the student in relation to their understanding of reality from the knowledge developed and management of their affection. This consideration requires comprehensive training and continuing to work with distance learning and involving the tutor in a comprehensive perspective, covering the inseparability of cognition and emotion within a particular culture. In this sense, the framework of Vygotsky presents itself as an interesting opportunity to discuss the role of the tutor in distance education.pt_BR
dc.format.extent150 f. : tab.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino a distância - Preceptorespt_BR
dc.subjectEnsino a distância - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectEnsino individualizadopt_BR
dc.subjectPreceptores - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO papel do tutor na educação a distância em instituição públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples