• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016058P1 Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016058P1 Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARCIO IVANOR ZARPELON.pdf (1.460Mb)
    Data
    2013-03-04
    Autor
    Zarpelon, Marcio Ivanor
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Título: Informação de Qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no estado do Paraná. Objetivo: Nesta dissertação investiga-se qual o conceito adotado sobre o que é informação de qualidade, para as indústrias do segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Método: Por meio de pesquisa bibliográfica referente à qualidade da informação, foram visualizados modelos que segmentam a avaliação da qualidade da informação em dimensões, para formatação de um conceito extrínseco. Estas definições dos autores cotejados sobre qualidade da informação foram confrontadas com o conceito prático que as empresas pesquisadas utilizam. Foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado em duas indústrias. Este questionário piloto serviu de subsídio para a elaboração e aplicação de um questionário estruturado, que foi posteriormente aplicado nas no segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Resultado: Foi evidenciada ausência de unanimidade entre os modelos dos autores citados, tanto na quantidade das dimensões quanto na nomenclatura utilizada. Portanto, elaborou-se a proposta de um modelo que pode ser utilizado para padronizar os modelos referentes qualidade da informação analisados. Este modelo proposto, chamado de INFOQUAL, pode auxiliar no direcionamento das ações práticas para extrair, manter e utilizar tais informações. Conclusão: Foi evidenciado que, ao serem questionadas sobre o que é uma informação de qualidade, as indústrias que participaram da pesquisa normalmente conduzem a resposta para uma ótica intrínseca, contemplando de duas a três dimensões, e não sob a ótica extrínseca, conforme definido nos modelos dos autores referenciados e no modelo INFOQUAL proposto - composto de vinte dimensões para analisar-se uma informação de qualidade. Apesar desta gama limitada de dimensões apresentada nas respostas, o segmento das montadoras automotivas no estado do Paraná apresentou ações práticas para extrair, manter e utilizar informações de qualidade. Há ações a serem implementadas, bem como metodologias, ferramentas e tecnologias, que podem melhorar o entendimento e a efetividade das informações nas indústrias entrevistadas.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/29579
    Collections
    • Dissertações [76]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV