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dc.contributor.authorBauer, Alessandra Dealtinapt_BR
dc.contributor.otherLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T12:19:08Z
dc.date.available2020-09-16T12:19:08Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28989
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Helga Loospt_BR
dc.descriptionDissertação (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/08/2007pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 165-174pt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo investigou o índice de sintomatologia depressiva em alunos de uma escola pública em Curitiba, assim como dados referentes às suas crenças relacionadas ao self e às notas escolares, delineando correlações entre desempenho acadêmico, crenças autorreferenciadas e possíveis indicadores de humor rebaixado. Como embasamento foi descrita a interação entre duas importantes dimensões humanas, a cognição e a afetividade, assim como também os elementos que a compõem: autorregulação e crenças autorreferenciadas. A coleta de dados foi feita por meio de escalas padronizadas e de material fornecido pela escola referente ao desempenho dos estudantes. Em uma primeira etapa, foi aplicado o instrumento CDI, com o ponto de corte 19, em 322 estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º anos do Ensino Médio, delineando os indicadores da sintomatologia depressiva da amostra. Na segunda etapa, os indivíduos potencialmente deprimidos responderam aos instrumentos PH, Rosenberg e ICCAC, delineando, respectivamente, suas características quanto a autoconceito, autoestima e percepção de controle relativa ao domínio acadêmico. Na última etapa foram coletadas as médias anuais nas disciplinas Português e Matemática como indicadores do desempenho acadêmico objetivo dos alunos pesquisados. Os dados foram submetidos a análises estatísticas multivariadas e psicométricas. Investigando-se a relação entre rendimento acadêmico e a presença de estado de ânimo deprimido verifica-se que quanto mais declinada é a média relacionada ao desempenho acadêmico em geral maior é a média dos indivíduos com sintomas depressivos, caracterizando uma correlação negativa entre as variáveis descritas. Também, correlações negativas entre sintomatologia depressiva e os componentes das crenças autorreferenciadas foram observadas, bem como correlações positivas e significativas entre tais crenças e bom desempenho acadêmico foram encontradas. Infere-se que, para esta amostra, sintomatologia depressiva está estreitamente associada a baixos autoconceito, autoestima e autoconfiança relativa à performance acadêmica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study investigated the rate of depressive symptoms in students of a public school in Curitiba, as well as data concerning their beliefs related to self and notes outlining correlations between academic performance, self-referenced beliefs and possible indicators of lowered mood. Basement has been described as the interaction between cognitive and affective, as well as the elements that compose it: self-regulation and self-referential beliefs. Data collection was done by means of scales and school supplies. In a first step, the instrument was CDI with the cutoff point 19 in 322 students from 5th to 8th grades of elementary school and the 1st to 3rd year of high school, delineating indicators of depressive symptoms in the sample. In the second step, potentially depressed individuals responded to the instruments PH, Rosenberg and ICCAC outlining respectively, their characteristics as self-concept, self-esteem and perceived academic domain. In the last stage the annual averages were collected in Portuguese and mathematics disciplines as objective indicators of academic performance of students surveyed. Data were subjected to multivariate statistical analysis and psychometrics. Investigating the academic achievement and the presence of depressed mood there is that the more is the average declined related to academic performance in general the higher the average of individuals with depressive symptoms, characterizing a negative correlation between the variables described. Also, negative correlations between depressive symptoms and self-referenced beliefs components were observed, as well as significant positive correlations between such beliefs and academic achievement were found. It is inferred that, for this sample, depressive symptoms is closely associated with low self-concept, self-esteem and confidence on the academic performance.pt_BR
dc.format.extent182 f. : il. [algumas colors.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectDepressão em criançaspt_BR
dc.subjectDepressão na adolescenciapt_BR
dc.subjectSelf (Psicologia)pt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSintomatologia depressiva infanto-juvenil : aspectos psicológicos e relações com o desempenho acadêmicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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