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dc.contributor.advisorCosta, Deise Maria Bertholdi, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherGóes, Anderson Roges Teixeira, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorCosta, Clarice Einhardt da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-08T19:18:06Z
dc.date.available2025-05-08T19:18:06Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2866
dc.descriptionOrientadora: Deise Maria Bertholdi Costapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Anderson Roges T. Góespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setores de Tecnologia e Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho propõe a utilização de técnicas de Pesquisa Operacional para determinar agrupamentos de clientes (setores de atendimento) de uma concessionária de energia elétrica, com o objetivo de diminuir o tempo de execução dos serviços solicitados pelos clientes, através de uma melhor distribuição de tarefas entre as equipes disponíveis. O trabalho foi aplicado em uma das Agências da COPEL em Curitiba. Para obtenção dos resultados foram utilizados o algoritmo das p-medianas capacitado e algoritmos genéticos. Os vários testes realizados mostraram que os modelos matemáticos aplicados resolvem melhor o problema do que o método manual atualmente utilizado pela empresa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work proposes the use of techniques of operational research to determine clients groupings of an electric energy dealer. The objective is to reduce the time of execution of the services request by the clients through a better distribuition of tasks between the available team for such. The results were obtained through the use of p-median with capacity algorithm and a heuristic based on genetic algorithms. Several tests have shown that the applied mathematical models solve the problem better than the manual methods that are currently used by the company.pt_BR
dc.format.extentxiv, 132f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectServiços ao cliente - Modelos matemáticospt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleAplicação de técnicas de pesquisa operacional na determinação de setores de atendimento em uma concessionária de energiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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