Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina
Abstract
Resumo: Este trabalho apresenta o modo como duas professoras de matemática, protagonistas deste estudo, pensam o valor da Matemática na composição dos currículos nas escolas de ensino fundamental em que trabalham. Os objetivos que se quis atingir são: conhecer e explicitar o que dizem essas duas professoras a respeito do valor que conferem aos conteúdos que selecionam para ensinar a suas classes e revelar a conjuntura que motiva essas escolhas. Foram recolhidos os depoimentos de uma professora de escola pública e uma de escola particular de Curitiba. Em ambos os casos as escolhas recaíram sobre profissionais que atuam na 7a série do ensino fundamental. Os procedimentos de coleta e registro de dados incluem entrevistas individuais com as professoras escolhidas e a análise de documentos como planejamentos anuais e planos de aula. A construção de categorias de análise foi desenvolvida a partir de núcleos significativos retirados das respostas obtidas nas entrevistas. A intenção é discutir a necessidade e as possibilidades de dar voz e vez aos professores de matemática da escola fundamental no debate curricular e defender a viabilidade de promover discussões curriculares, com vistas ao desenvolvimento de um pensamento curricular, já nos cursos de formação de professores de matemática. Abstract: This work presents the way two Mathematics teachers, the protagonists of this study, think about the value of Mathematics in the curriculum of the elementary schools where they work. Our main objectives are: to know and to make explicit what these two teachers say concerning the value of the contents they have selected to teach their groups and to reveal the conjuncture which has motivated their choices. We have taken the statements of a state school teacher as well as of a private school one. In both cases, our choices were made upon the fact that they both work with 7th grade classes. The data collection procedures and the data record include: individual interviews with the teachers and analysis of documents such as annual plannings and class plannings. The construction of the categories for analysis was developed from meaningful topics obtained during the interviews. The intention is to discuss the need and the possibilities of giving voice and turn to the elementary school Mathematics teachers to debate the curriculum and to defend the feasibility of promoting curricula discussions, in order to achieve the development of a curriculum thought within the Mathematics teachers' graduation courses from the beginning.
Collections
- Teses & Dissertações [10417]