dc.contributor.author | Rocha, Ronaldo Gazal | pt_BR |
dc.contributor.other | Pinheiro, Marta | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-15T16:43:14Z | |
dc.date.available | 2020-12-15T16:43:14Z | |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/28407 | |
dc.description | Orientadora : Marta Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A dissertação tem por objetivo principal auxiliar na análise dos projetos pedagógicos de Educação Ambiental atualmente existentes, procurando contribuir para a revisão da perspectiva hegemônica de produção que reforça uma estrutura classista e discriminatória. Para tanto, o trabalho fundamentou-se no levantamento e análise de fontes bibliográficas que pudessem, primeiramente, evidenciar a tradição histórica que está atrelada ao surgimento da Ecologia enquanto corpo de conhecimento e, em um segundo momento, destacar a influência da lógica económica de mercado em nossas vidas e de que forma ela interfere na formação da consciência ecológica. Além disso, a pesquisa buscou compreender como as noções de desenvolvimento e de qualidade de vida influíram e determinaram o projeto pedagógico nacional de Educação Ambiental. O estudo dos processos de conscientização ecológica é significativo na medida em que são capazes de, socialmente, produzir efeitos corretivos e, portanto, influir nos projetos de Educação Ambiental como forma de emancipação do desenvolvimento humano. A partir do reconhecimento das bases teóricas dos "movimentos ambientalistas" e suas influências e determinações, o presente estudo preocupou-se em verificar como a Educação Ambiental pode ser encarada como fator de "mediação pedagógica" capaz de contribuir para adoção de valores pertinentes com uma nova ética comprometida com o fazer(-se) (humano) cotidiano, e o bem-estar do planeta. Na medida em que os fundamentos teóricos que dão suporte ideológico ao emprego da Ecologia revelam um "projeto" comprometido e questionável que, através de um discurso que apregoa a elevação da eficiência social, na verdade reforça uma estrutura classista e discriminatória, a educação passa a ter um papel fundamental no processo de transformação de uma sociedade. Contudo, no que diz respeito às questões de natureza ecológica, o simples desejo não é per si capaz de se impor. A temática ambiental apresenta uma multiplicidade de discursos, às vezes confusos, outras vezes omissos e, freqüentemente, imprecisos na definição de conceitos, o que muito prejudica a ação prática. Assim sendo, somente no caminho de uma reflexão crítica da atividade educativa é que seremos capazes de integrar cotidianidade e historicidade fazendo sentido para a construção de uma cidadania planetária. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This thesis aims helping in the analysis of the pedagogical processes in Environmental Education existing nowadays, trying to contribute for the revision of the ruling viewpoint that reinforces an inequitable and classicist structure. For such, this work is based in the search of bibliographic sources that might, first, evidence the historical tradition attached to the appearance of Ecology as a body of knowledge and, thereafter, point out the influence of a market financial logic in our lives and how it interferes in the formation of an ecologic consciousness. The study of the processes of ecological awareness is significant as they are capable of socially producing corrective effects and, thus, influencing on projects of Environmental Education as a form of relieving human development. In order to do so, this research aims to comprehend how the notions of development and standard of life influenced and determined the national Environmental Education pedagogical project. Upon recognition of the theoretical bases inherent to the "environmentalist movements" and their influences and determinations, the present study concerns in checking how the Environmental Education could be seen as an "educational mediation" capable of contributing for the adoption of values adequate to a new ethics committed to the daily be(com)ing human and the welfare of the globe. Only be following such a path will the critical reflection on the educational activity be able to judiciously integrate day-to-day and history so as to build a planetary citizenship. | pt_BR |
dc.format.extent | 180 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente - Educação | pt_BR |
dc.subject | Ecologia política | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Estudo de ecologia política : contribuições para a análise de programas nacionais de educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |