Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
A história infantil como unidade de experiências na primeira etapa do ensino de Primeiro Grau
(1984)
Resumo: O presente estudo analisa as vantagens da história infantil como centro globalizador das atividades do currículo e fonte geradora do desenvolvimento dos objetivos propostos para educar. O propósito essencial ê ...
Supervisão educacional : função ou disfunção?
(1980)
Resumo: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar a função supervisora no contexto educacional brasileiro, a partir da análise crítica de suas relações com o modelo social, político e econômico, no qual ...
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
(1988)
Resumo: Mediante a análise da estrutura lógica inerente aos materiais montessorianos, este trabalho desenvolve uma metodologia de ensino para a iniciação matemática que prioriza o processo de construção do conhecimento ...
Experiência realizada pela Universidade Federal do Paraná abre novo caminho para a formação do professor de 1º grau na área de Ciências
(1981)
Resumo: A experiência realizada pela Universidade Federal do Paraná através do desenvolvimento do Curso de Licenciatura Parcelada Experimental de Ciências e a flagrante incoerência existente entre a função do professor de ...
A prática pedagógica de Matemática na 2ª série do ensino de 1º grau numa escola urbana de Londrina
(1987)
Resumo: Este estudo procurou analisar a metodologia utilizada pelo professor, no ensino da matemática, na 2ª série do ensino de 1º grau, com o objetivo de verificar se esta metodologia foi por Atividades e se conduziu à ...
A representação da prática pedagógica pelo aluno-mestre na definição de metodologia para a prática de ensino
(1983)
Resumo: Estudos e experiencias efetivados no desenvolvimento da Pratica de Ensino na Universidade Federal do Parana, durante os ultimos dez anos, mostraram que os alunos-mestres, quando em contato com a realidade escolar, ...
A prática de ensino na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º Grau : desafios e perspectivas
(1987)
Resumo: O presente estudo objetiva refletir sobre o papel da Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º grau. O pressuposto básico do estudo é ...
Necessidades pedagógicas das crianças que frequentam as séries iniciais do ensino de Primeiro Grau nas escolas de periferia : um estudo em Curitiba
(1983)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo conhecer as necessidades pedagógicas das crianças que frequentam as escolas da periferia de Curitiba. Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória que abrangesse 10% (sete ...