Buscar
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
A linguagem oral na educação infantil : uma reflexão sobre seus fundamentos e inserção no planejamento escolar
(2012)
Resumo: Neste trabalho tratamos do papel da linguagem oral no desenvolvimento
cognitivo da criança e sua importância no contexto da Educação Infantil.
Partindo principalmente das ideias de Piaget, Vygotsky, Bruner e ...
Interações em sala de aula : vinculações afetivas e a constituição da pessoa para Henri Wallon
(2012)
Resumo: O homem demonstra sua expressividade emocional desde seu nascimento. Expressa as emoções corporalmente e, com o auxílio da emocionalidade, garante sua sobrevivência. As emoções e afetos passam por processos de ...
Alfabetização em foco : uma análise do método fônico e sua ascenção no cenário nacional
(2012)
Resumo: O presente trabalho analisa o método fônico de alfabetização tomando como referência a concepção de sujeito e de linguagem do Círculo de Bakhtin e Vygotski. O discurso adotado pelos fonocentristas, por mais que se ...
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
(2012)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
A educação infantil e o ensino fundamental de nove anos nas vozes de crianças e na organização do trabalho pedagógico de duas instituições de Curitiba - PR
(2012)
Resumo: A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração e a consequente inclusão de crianças de seis anos - no caso do Paraná, antes mesmo dessa idade - na segunda etapa da Educação Básica suscitou o debate ...
Concepções dos profissionais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças no contexto da creche
(2012)
Resumo: A presente pesquisa investigou as concepções dos profissionais de creche (educadores e pedagoga) sobre o desenvolvimento da linguagem das crianças. Verificou como os educadores e a pedagoga compreendem a linguagem ...