Sonho e utopia : uma reflexão sobre o texto literário no processo de escolarização básica de adultos
Resumo
Resumo : Este trabalho sistematiza a reflexão de uma proposta metodológica sobre o ensino da literatura para alunos adultos em escolarização básica - de Ia à 4a série. Inicia-se com a delimitação do quadro educacional brasileiro no que tange à educação de adultos. Em seguida, apresenta a concepção de linguagem e alfabetização que estará perpassando toda a discussão sobre a constituição da práxis pedagógica para com o texto literário. O capítulo seguinte trata especificamente da questão da oralidade, uma vez que os alunos adultos possuem um acervo oral bastante rico, mas utilizam formas de falar não prestigiadas socialmente. Além disso, o domínio de formas orais tradicionais dominadas pelos adultos podem ser o ponto de partida para o trabalho com o texto literário escrito. Aprofundando as discussões sobre alfabetização, o capítulo que trata da alfabetização e literatura procura amarrar à concepção teórica apresentada uma proposta para o trabalho com o texto literário para adultos que se alfabetizam. Este capítulo trata separadamente de textos poéticos e narrativos, a fim de discutir a especificidade de cada gênero. Como os alunos a serem atendidos são alfabetizandos e alfabetizados, o capítulo que se segue procura sugerir formas de se trabalhar com essa diversidade a partir do domínio lingüístico de cada aluno, tendo como base o resgate da cultura oral, o trabalho com a diversidade de textos e com a intertextualidade. Abstract : This MA thesis consists in systematic reflections upon a proposal of methodology for teaching literature to primary-level adult students (lst-41h grades). It starts out with a description of the Brazilian educational context in the field of adult basic educatioa It then presents the concepts both of language and of the teaching of literacy skills which will be the basis for the discussion of the formation of a pedagogical 'praxis' for literary texts. The next chapter focuses on the issue of orality, since adult students have an extremely rich oral repertoire although they make use of speech forms with low social prestige. In addition, the adult students' mastery of traditional oral forms can be the starting point for work with written literary texts. Going deeper into the discussion of literacy, the chapter concerning the relation between the teaching of literacy skills and literature attempts to put forward, in connection with the theoretical rationale presented, a suggestion for working with literary texts with adults who are acquiring basic literacy. This chapter approaches poetical and prose texts separately, in order to discuss the specific features of each of those genres. As the students in question are either acquiring or have recently acquired reading/writing skills, the following chapter suggests ways of dealing with such a range by starting with each student's linguistic skills—a method based on die revival of oral culture, on the exploitation of the diversity of texts and on intertextuality.
Collections
- Teses & Dissertações [10016]