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dc.contributor.authorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-30T17:28:50Z
dc.date.available2020-09-30T17:28:50Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28237
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.170-178pt_BR
dc.description.abstractResumo: Temos a leitura como um processo produtivo de circulação e legitimação de sentidos que se constituem historicamente por práticas sociais que obrigam a nos inscrever em algumas posições discursivas, em um sistema de relações de poder que afetam e autorizam constantemente o dizer. Nos contextos de ensino também nos deparamos com uma rede de posições inscritas em formações discursivas que constituí o saber do professor e dos estudantes, sobretudo, quando pensamos no conhecimento mediado no ensino de ciências. A Evolução Biológica, atualmente, parece nos oferecer uma compreensão razoavelmente satisfatória das mudanças ocorridas e que ocorrem nos seres vivos. Todavia, há muito tempo inúmeros autores vêm apontando ostensivas dificuldades em torno do tema, tanto em relação à compreensão dos professores quanto à dos estudantes. Destarte, podemos assinalar haver alguma dissociação entre o conhecimento produzido pela ciência e o mediado no contexto escolar, o que nos conduz a valorizar as relações discursivas entre esses conhecimentos. Por conta desse quadro, realizamos um estudo, tomando como referência a Análise de Discurso Francesa, em uma turma de licenciandos em Ciências Biológicas, em que desenvolvemos um instrumento com questões e algumas atividades, como: a leitura de uma coletânea de textos, a produção de um novo texto e a elaboração de plano de ensino, por extensão, a constituição do corpus da análise envolveu 13 textos produzidos pelos estudantes. Em função disso, objetivo maior da pesquisa consistiu em analisar como se processam o funcionamento da leitura e as formações discursivas em textos relativos ao discurso da Evolução Biológica nas relações entre o conhecimento e as estratégias de ensino de ciências. Alguns aspectos também foram analisados, como: os sentidos da leitura para esses licenciandos, a relação da leitura com diferentes tipos e gêneros de discurso, as formações discursivas ao conhecimento da Evolução, relações de sentidos que podem se estabelecer pela mediação didática e as estratégias de leitura que podem ser consideradas no ensino de ciências. Por fim, encontramos parâmetros importantes que demonstram alguns limites e possibilidades de trabalhar com o funcionamento da leitura e as formações discursivas no que concerne ao estudo, ao discurso e ao ensino da Evolução Biológica; entre os quais podemos citar os reflexos do imaginário docente por meio das situações apontadas no processo da leitura, nas textualizações e estratégias no ensino de ciências, contornados pela tão famigerada circularidade universidadeescola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: We understand reading as a productive process of circulation and legitimation of meanings that constitute historically by social practices that require us to enroll in some discursive positions in a system of power relations that affect and authorize constantly the say. In the contexts of education may also come across a network of positions inscribed in discursive formations that constitute teachers and students knowledge, especially when we think of knowledge mediated in science education. The Biological Evolution, currently, seems to offer us a fairly satisfactory understanding of the changes that take place in living beings. However, for many years several authors have pointed overt difficulties around the issue, both for the understanding of teachers and the students. In this way, we can point to be some dissociation between the knowledge produced by science and mediated in the school context, which leads to value the relationships between this discursive knowledge. For this scenario, we conducted a study with reference to the French Discourse Analysis, in a class of undergraduates in Biological Sciences, we develop an instrument with questions and some activities, such as reading a collection of texts, the production of a new text and the preparation of teaching plan, by extension, the constitution of the corpus of the analysis involved 13 texts produced by students. As a result, the main objective of the research was to examine how the reading working process and discursive formations in texts relate to the discourse of Biological Evolution in the relations between knowledge and strategies for teaching science. Some aspects were also analyzed, as the meanings of reading for these future teachers, the relationship of reading to different types and genres of discourse, the discursive knowledge of evolution, meaning that relationships can be established through the mediation and the teaching of reading strategies that may be considered in science education. Therefore, we find some important parameters that demonstrate the limits and possibilities of working with the operation of reading and discursive formations in relation to the study, the discourse and the teaching of biological evolution, among which we mention the reflections of the conceptualization of teaching through situations mentioned in the reading process, in production of texts and strategies in science education, as outlined by the notorious circularity university-school.pt_BR
dc.format.extent216 f. : il. [algumas color.], tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEvolução (Biologia) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de ciencia - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA leitura e as formações discursivas na formação docente : entre o discurso da evolução biológica e as estratégias no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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