Formação continuada de educadores ambientais para efetivação das políticas de educação ambiental no I e no II ciclo do ensino fundamental Municipal de Curitiba
Visualizar/ Abrir
Data
2003Autor
Gonçalves, Jane T.S (Jane Terezinha Santos)
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo uma avaliação diagnostica da formação continuada dos docentes do I e do II ciclo do ensino fundamental dos Centro de Estudos Integrais (CEIs), da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME), com foco na Educação Ambiental, por meio do desenvolvimento do tema transversal meio ambiente na prática escolar. Com base em referencial teórico sobre a Educação Ambiental no currículo escolar e sobre a formação continuada de educadores ambientais, foi aplicado um questionário a professores dos sete CEIs da RME, no período de abril-julho de 2002. O tratamento dos dados deu-se mediante a análise de conteúdo, a partir da metodologia de BARDIN (1977). Os resultados mostraram que os docentes do I e do II ciclo dos CEIs estão desenvolvendo um trabalho inicial de Educação Ambiental nas respectivas escolas, pois ainda não alcançam refletir de maneira crítica e contextual sobre as questões do meio ambiente, por insuficiência de embasamento teórico-metodológico. Assim, cabem recomendações para uma maior efetividade formativa dos cursos de capacitação sobre o tema meio ambiente, visando a um suficiente aprofundamento das questões epistemológicas e metodológicas da Educação Ambiental, bem como a um acompanhamento avaliativo institucional permanente da implementação das ações de Educação Ambiental pelos docentes nas escolas. Palavras-chaves: formação continuada; Educação Ambiental; tema transversal meio ambiente; ciclos I e II do ensino fundamental. Abstract: The present study had as objective an evaluation of the continuous training of the teachers from cycle 1 and 2 of elementary school from CEIs, centro de estudos integrais,at RME, rede municipal de ensino de Curitiba, focussing the environment education , through the development of a collateral theme environment education at school's practice.Based on a theoretical reference about the environment education in the school's curriculum and about the continuous training of the environment teachers,a questionnaire was given to the teachers from the seven CEIs of RME, from april to july 2002. The handling of the data was done through the contents analises, based on the BARDIN methodology 1977. The results showed that the teachers from cycle 1 and 2 of CEIs are developing na initial work of environment education at the respective schools, for they still can't think through in a critical manner about the environment issues, because of insuficient theoretical-methodological bases. Thus, recomendations should be given for a better training of the faculty courses about the environment subject, viewing a deep study of the epistle and methodologic issues of the environment education, as well as a permanent institutional evaluating follow-up of the environment education work by the teachers at the schools. Key-words: Continous training; Environment Education; collateral theme envirornment education; cycles 1 and 2 of elementary school.
Collections
- Teses & Dissertações [9336]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python
Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13) -
Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google
Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13) -
Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau
Sowek, Osvaldo (1987)Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...