Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSalvador, Ana Paula Viezzerpt_BR
dc.contributor.otherWeber, Lidia Natalia Dobrianskyjpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T18:45:01Z
dc.date.available2020-08-04T18:45:01Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28007
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Lidia Natalina Dobrianskyj Weberpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 192-204pt_BR
dc.description.abstractResumo: A criança se desenvolve em meio a dois importantes contextos: a família e a escola. A família é responsável em transmitir as primeiras informações e interpretações sobre o mundo, sendo a base referencial para o desenvolvimento global do indivíduo, ajudando-o a se adaptar em diferentes contextos, inclusive na escola. A escola é um importante ambiente socializador, e tem como foco principal a aprendizagem formal. A problemática dos papéis que a família e a escola desempenham, e da relação entre estes papéis, especialmente em situações nas quais a criança apresenta dificuldades, tem sido muito discutida por pesquisadores da área. Desta forma, torna-se importante desenvolver trabalhos que promovam maior aliança entre a família e a escola, e maior sistematização para o psicólogo escolar trabalhar com as famílias no ambiente escolar. Dentro deste contexto, o objetivo geral da presente pesquisa foi o de elaborar um programa de intervenção em grupo para pais e filhos realizado dentro da escola, com foco sobre as queixas escolares dos filhos, e avaliar seu efeito sobre cada família, no que se refere à redução das queixas dos filhos e na promoção de práticas educativas parentais mais saudáveis. Para isso, participaram deste estudo 5 mães e 6 crianças do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Curitiba, que apresentavam queixa no contexto escolar e que foram indicadas por professoras. Após o consentimento das famílias em participar, a pesquisa foi dividida em três etapas: 1) avaliação pré-teste; 2) intervenção; 3) avaliação pós-teste. As fases 1 e 3, de avaliação, foram realizadas com a aplicação de alguns instrumentos com as crianças, com as mães e também com as professoras. Com as crianças foram utilizados: Teste de Desempenho Escolar (STEIN, 1994); Escalas de Qualidade na Interação Familiar (WEBER, PRADO, SALVADOR & BRANDENBURG, 2008); Escala de Envolvimento dos Pais em Tarefas Escolares (SALVADOR, 2007); Roteiro de entrevista com a criança; Questionário de avaliação do programa - versão para os filhos. Com os pais foram utilizados: Roteiro de entrevista com os pais (MOREIRA & SIGOLO, 2009); Questionário de avaliação do programa - versão para as mães. E com as professoras foi utilizado o Questionário para Professores de Avaliação de Problemas de Comportamento em Sala de Aula. Na fase 2 de intervenção, foram realizados 7 encontros semanais com as mães e 6 encontros semanais com os seus respectivos filhos. Os dados coletados nas fases de avaliação foram analisados quantitativamente (comparando os resultados de cada criança no pré e pós-teste), e qualitativamente (com a análise das contingências familiares de cada criança e com a análise da congruência entre os resultados observados nos diferentes instrumentos). O tipo de análise utilizada permitiu discutir o efeito da intervenção em cada família. A análise de congruência dos resultados mostrou que houve indicativos de pequena melhora no desempenho acadêmico de 3 crianças, e diminuição de problemas de comportamentos em 5 crianças. Ao verificar o efeito da intervenção sobre as mães, verificou-se que houve indicativos de melhora nas seguintes práticas educativas: comunicação (2 mães), estabelecimento de regras (1 mãe), envolvimento (3 mães), diminuição de práticas coercitivas (2 mães). Os indicativos encontrados, embora bastante sutis, levaram à discussão da importância de aprimorar os programas com famílias no contexto escolar, de forma a reduzir as dificuldades e limitações deste tipo de intervenção.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: A child develops amidst two important backgrounds: family and school. The family is responsible for passing on the first informations and interpretations on the world, being the referential base to the global development of the individual, helping him to adapt to different contexts, including at school. The school is a very important socializing environment, and mainly focuses on the formal learning. The issues regarding the roles that the family and the school perform, and the relationship between these roles, especially in situations where the child presents some difficulties, has been widely discussed by researchers of the field. Therefore, it becomes very important to develop studies that allow a bigger connection between family and school, and a higher systematization for educational psychologists to work with the families on the school environment. Considering such a context, the aim of this research was to develop a group intervention program for parents and their children, performed inside a school, focusing on the school complaints of children and in the promotion of healthier educative parental practices. To do so, 5 mothers and 6 children from the 4th grade of a public elementary school in Curitiba, who presented complaints in the schooling context and were appointed by their teachers, participated in the study. After the agreement of the families in joining the study, the research was divided in three steps: 1) pre-test evaluation; 2) intervention; 3) post-test evaluation. Steps 1 and 3, of evaluation, were conducted with the use of some instruments with the children, the mothers and also with the teachers. For the children it was used: The School Performance Test (STEIN, 1994); Scales of Quality in the Family Interactions (WEBER, PRADO, SALVADOR & BRANDENBURG, 2008); Scale for Parents Involvement in School Tasks (SALVADOR, 2007); Interview script with the child; Questionnaire for evaluation of the program - children's version. With the parents it was used: Interview script with parents (MOREIRA & SIGOLO, 2009); Questionnaire for evaluation of the program - mother's version. And for the teachers it was used the Questionnaire for Teachers of Evaluation of Behavior Problems in the Classroom. In step 2 of intervention, it was arranged 7 weekly meetings with the mothers and 6 weekly meetings with their respective children. The data collected in the evaluation steps were quantitatively analyzed (by comparing the results of each kid in pre and post-test), and qualitatively (with the analysis of family contingency of each child and with the analysis of congruency between the results obtained from the instruments). The type of analysis used allowed the discussion of the intervention effects in each family. The analysis of congruency results showed a slight improvement in academic performance with 3 children, and a decrease of behavioral problems with 5 children. When checking the effects of the intervention on the mothers, it was observed that there were improvement indicators regarding the following educational practices: communication (2 mothers), rule establishments (1 mother), involvement (3 mothers), and decrease of coercive practices (2 mothers). The indicators found, although very subtle, have led to a discussion over the importance of improving and perfecting family programs in school contexts, as a way of reducing the difficulties and limitations of this kind of intervention.pt_BR
dc.format.extent223 f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducação - Participação dos paispt_BR
dc.subjectPais e filhospt_BR
dc.subjectLar e escolapt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectDesempenho nas criançaspt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleIntervenção em grupo com famílias : foco nas queixas escolares dos filhospt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples