Will e shall : uma análise de seus usos no Ingles científico e na Língua Inglesa em geral
Resumo
Resumo: No presente trabalho, fez-se um estudo dos usos dos auxiliares modais WILL e SHALL baseando-se nas obras de Jespersen, Leech e Palmer. Tentou-se estabelecer os usos realmente distintos destes dois modais partindo de textos, científicos de Engenharia Mecânica, Botânica, Medicina, e de Inglês Geral. Estudados os três autores supra-citados verificou-se a necessidade de se fazer um estudo da obra mais recente de Palmer "Modality and the English Modals" (1979). Esta obra, pelas modificações propostas, apresentou melhores condições do que as anteriores para servir de modelo a esta pesquisa. Procedeu-se em seguida à coleta e análise dos dados extraídos de textos científicos e a posterior análise estatística. Para que se obtivesse uma certeza maior quanto à fidedignidade da classificação dos usos modais de WILL e SHALL aplicou-se o teste do X2 ou teste de Pearson. Concluiu-se que os usos comuns nas quatro áreas podem ser considerados como sendo características da língua, enquanto os variáveis são características da área em questão. Concluiu-se também que pelo fato dos usos modais de WILL e SHALL variarem por área, é importante o seu ensino aos alunos que utilizam textos específicos em inglês como meio de aumentarem seus conhecimentos em diversas disciplinas do seu curso de graduação. Abstract: The present study consists of an analysis of the the modal auxiliaries will and Shall based on the studies carried out by Otto Jespersen, Geoffrey Leech and F. R. Palmer. The identification of the distinct uses of these two modal auxiliaries in texts of Mechanical Engineering, Botany, Medicine and General English was the main aim of this research. After studying the subject according to the three authors mentioned above, it proved to be necessary to review a more recent study on this theme provided by F. R. Palmer in his book "Modality and the English Modals" (1979). The modifications proposed by the author were to be the framework adopted in this research. The collection of data and the statystical analysis were made; and the X2 test or Pearson's test was applied to get a more accurate analysis. The results showed that the common uses in the four areas studied can be considered as characteristics of the language in general whereas the variables are characteristics of the studied areas. This research also showed that as the uses of the auxiliary modals Will and Shall vary according to the areas, the teaching of these uses is important to the students that need reading specific texts in English as a means of learning their own major subjects.
Collections
- Teses & Dissertações [10016]