Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherBufrem, Leilah Santiago, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T18:08:38Z
dc.date.available2020-08-04T18:08:38Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27751
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrenpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,27/02/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 309-315pt_BR
dc.description.abstractResumo : Estudo etnográfico sobre a experiência de uma escola na formação para o letramento literário. Observa uma turma de 4ª série do ensino fundamental municipal de Curitiba e registra as ocorrências em diários de campo. Entrevista alunos e professoras de Língua Portuguesa e de Literatura. Analisa os cadernos dos alunos e os textos literários utilizados em sala de aula. Constata a coexistência na escola de processos inadequados e adequados de letramento literário. Critica as inadequações como a utilização dos textos literários para realizar exercícios de gramática e sua indagação com questionários simplistas e empobrecidos, o pouco tempo para leitura silenciosa e exploração oral, a preocupação com o vocabulário durante uma narração. Analisa as atividades de interpretação e constata que há dificuldade de chegarem ao sentido profundo do texto baseados em argumentos literários, artísticos e estéticos. Observa que por vezes os alunos tem uma atitude passiva, sem coragem de emitir opiniões e ficam esperando a ideia da professora para transcrevê-la. Registra a não aplicação das técnicas específicas para a escrita literária e a avaliação com enfoque na produção final, negligenciando a participação nas discussões. Observa os esforços adequados dos professores para superar as dificuldades tanto da sua formação, quanto das limitações do ambiente escolar. Analisa o contato com poemas, que provoca emoção, diverte e desperta o gosto pela leitura e o desejo de criá-los. Analisa o trabalho com as narrativas e mostra interação com uma variedade de textos e gêneros literários. Observa que a sala de aula também pode se tornar um local de leitura espontânea, sem pressão de tempo, sem obrigação de responder questionários ou imposição sobre o que ler. Analisa a leitura em voz alta realizada por professoras e alunos, a apresentação oral de obras lidas em casa e de suas criações, constatando que é um meio de se escutar, de dinamizar e confrontar os seus textos e desenvolver a autoconfiança. Observa estratégias para a interpretação dos textos literários, as quais ensinam que eles não entregam seu sentido simbólico facilmente. Analisa diversos textos produzidos pelos alunos e acompanha, ao longo do ano, sua familiarização com a escrita literária. Conclui que a escola precisa enfrentar o desafio de ensinar o leitor a não ser submisso ao texto, a introduzir suas próprias interpretações, conotações, lembranças, convicções, crenças e análises dentro da ação. Conclui que para formar o aluno-autor a escola precisa ensinar aspectos, como a intertextualidade, o planejamento do texto, o conhecimento dos diferentes gêneros literários, a criação de efeitos no texto com a intenção de provocar o leitor e desenvolver as noções de tema, intriga, narrador, ponto de vista, personagem, estrutura, sequência, coerência, verossimilhança, espaço, tempo e que a reescrita é indissociável do processo da escrita. Conclui que a escola é insubstituível na inserção dos alunos no letramento literário, mas há o que avançar para despertar o prazer de ler e de utilizar a língua escrita literariamente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This ethnographic study has the objective of understanding the development of literary literacy at a municipal public school in Curitiba, Brazil. The study involves observation of a fourth grade class and registry of the occurrences in a study log, interviews with students and Portuguese Language and Literature teachers and analysis of student workbooks and literary texts. It uncovers the coexistence of inadequate and adequate procedures in achieving literary literacy. It criticizes the inadequacies, as the use of literary texts to exercise grammar and their examination with simple and poor questionnaires, the meager time for silent reading and oral exploration, the overemphasis of vocabulary during narrative. It analyses the understanding of texts and bares the difficulty in grasping the profound sense based in literary, artistic and poetic arguments. It observes that students have at times a passive attitude, refraining from manifesting opinions and expecting the teacher's one to write down. It registers that specific literary writing techniques are not applied, while the evaluation is based on the final product, neglecting the input of discussions. It observes the proper efforts of teachers to surpass shortcomings in their qualifications and in the school's environment. It analyses the contact with poems, the derived emotions, fun and enjoyment of reading and the desire to create them. It analyses the work with narratives and shows interaction with a variety of literary texts and genres. It observes that the class can also be a spot for unobliged reading, devoid of time pressure, obligation of answering questionnaires or subject imposition. It analyses low voice reading by teachers and classmates, the oral presentation of titles read at home and their creations, accruing that it's a way of self-hearing, boosting and confronting their texts, and building self-confidence. It observes strategies for understanding literary texts that make obvious that texts do not grant their symbolic meaning easily. It analyses various texts prepared by students and follows the growing familiarity with literary writing throughout the school year. It concludes that the school needs to face the challenge of teaching the reader not to be subdued by text and to introduce his own understanding, nuance, memories, convictions, believes and analysis within the action. It concludes that in order to develop the student-author the school must teach various aspects, as intertextuality, text planning, acquaintance with diverse literary genre, creation of effects within the text to entice the reader and develop notions of theme, intrigue, narrator, point of view, subject, structure, sequence, coherence, truthfulness, space, time and that re-writing is indivisible from writing. It concludes that the school is irreplaceable for the initiation of students in literary literacy, but there's a long way to unveil the pleasure of reading and using the written language literarily.pt_BR
dc.format.extent329 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeitura oralpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleLetramento literário : ler e escrever literatura nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples