As políticas de avaliação da educação superior brasileira no contexto da reforma do estado : 1995-2002
Abstract
Resumo : Este trabalho analisa o sistema nacional de avaliação do ensino superior, com ênfase no Exame Nacional de Cursos, no interior do contexto da reforma do Estado brasileiro e respectivas políticas para a avaliação da educação superior desenvolvidas no decorrer dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), considerando este sistema enquanto expressão e parte do conjunto destas políticas. Para tanto, toma as políticas de avaliação do ensino superior na conjuntura das transformações do modo de produção capitalista em âmbito mundial nas últimas décadas e respectivos fundamentos para as reformas de Estado e do ensino superior, explorando, inclusive, as orientações propaladas pela UNESCO e pelo Banco Mundial entre os anos de 1990 e 2000. Com a finalidade de realizar um estudo crítico do sistema de avaliação do ensino superior desenvolvido no Brasil entre 1995 e 2002 e explorar as especificidades nacionais, realiza uma análise do período anterior ao ano de 1995 para apreender o movimento de construção histórica da avaliação deste nível de ensino no país, além de tomar as políticas avaliativas para o ensino superior desenvolvidas nos mandatos de Cardoso em suas relações com os processos de reforma do Estado e da educação superior nacionais.
Collections
- Teses & Dissertações [10122]