Educação, saúde e ética : o agir comunicativo entre professor e aluno
Resumo
Resumo: O ensino-aprendizagem, no Colégio Estadual Professor Algacyr Munhoz Maêder, tomada pela perspectiva de desenvolvimento da "ação comunicativa", no universo escolar, implica uma situação de ações verbais dos atores (professores e alunos), dirigidas ao "agir comunicativo" de um ator na sua relação ao outro. Nessa perspectiva são fundamentais as contradições da interação, bem como a consolidação do conhecimento. O objetivo deste trabalho é explorar o conceito de ação comunicativa, baseando-se nas teorias e concepções de Jürgen Habermas, especialista no assunto, para descrever as contradições e relações entre alguns professores e alunos do Ensino Médio em sua comunicação em sala de aula. Tomando por base esse referencial teórico, foi utilizado como instrumento de pesquisa, um questionário, contendo cinco questões voltadas à ação dialógica na escola. Os dados analisados através das respostas dessa pesquisa, contribuíram para caracterizar a comunicação no ambiente escolar desta instituição de ensino, ou seja, forneceram uma pequena amostragem do "agir comunicativo" entre professores e alunos. Foram abordadas cada uma das falas ou depoimentos, sua influência e importância para a interação entre os atores envolvidos e as contradições decorrentes das mesmas. Nesta pesquisa foi possível traçar o perfil da dinâmica do "agir comunicativo" na sala-de-aula, que através de sucessivas interações e contradições, comuns, num debate dialético, revelaram a necessidade de buscar soluções para que haja a reestruturação do campo semântico da ação dos atores, numa retomada consciente de mudança na prática educativa do professor, no sentido de estabelecer um "agir comunicativo" no ensino aprendizagem. Palavras-chave: "agir comunicativo"; educação; relação professor-aluno. Abstract: A teaching-learning process under a perspective of "communicative-action" in a classroom of the public high school PA MM, replies a situation of considering verbal actions between the actors, teachers and pupils, aimed as a communicative acting relates to another person. For this approach, the contradictions of the interaction seem essential, together with the consolidation of the knowledge. The aim of the present study is to explore the concept of communicative action based on the theories and conceptions of Jurgen Habermas , as specialist author in the subject, meaning the description of the contradictions and relationships between teachers and pupils of the high school their communication. Such a theoretical reference was used as a research fool, submitted as questionnaire with five questions in order to check up the dialogical action in the classroom actions in the school environment as a small sample of communicative acting between teachers and pupils and the communicative actions were approached in their influence and importance, and their contradictions coming out. By means of this research a frame of dynamics of communicative action in the classroom through successive interaction and contradictions in build up as usual in dialectic debates - and disclosed a need to look for solutions in order to organize again a new semantic field, where the actions base up their action. The consequent chance in the educative practice of the teacher comes out resuming awareness of the teacher teaching - learning process from a new communicative act is been Key-words: communicative act; education; relation teacher-pupil.
Collections
- Teses & Dissertações [9608]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...