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dc.contributor.authorDias, Luis Otáviopt_BR
dc.contributor.otherDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-28T13:22:53Z
dc.date.available2020-09-28T13:22:53Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27657
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 98-100pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa qualitativa investiga um projeto pioneiro e inovador no Brasil. A instalação de televisões com componentes especiais nas salas de aula das escolas públicas estaduais do Paraná, especificamente em escolas do município de Curitiba. A TV Multimídia, ou TV Pen Drive, ou TV Laranja, como ficou conhecida faz parte de uma política educacional do governo do Estado, que, em 2007, adquiriu 22 mil televisores e instalou em todas as salas de aula das 2.151 escolas da rede de ensino, nos 399 municípios paranaenses. A TV Multimídia possui entradas para cartão de memória, pen drive, DVD, CD e computador. O trabalho buscou nos fundamentos da Educomunicação, de Mídia e Educação e da Cultura da Escola elementos para entender e analisar as mudanças que o equipamento trouxe para a escola e para os professores. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo geral analisar quais os modos de apropriação que os professores fazem da televisão na sala de aula, e, tem como objetivos específicos verificar a adaptabilidade e experiência dos professores frente às mídias digitais, além de identificar os formatos e produção dos conteúdos. Utilizou-se o método da entrevista semiestruturada para a pesquisa de campo com 16 professores que usam frequentemente a TV Multimídia, lotados em escolas de bairros distintos, localizados nos oito setores do Núcleo Regional de Educação de Curitiba. A análise de dados evidenciou pontos-chave sobre a apropriação que os professores fazem da TV Multimídia, como reorganização da preparação das aulas; divisão do tempo entre o ensino pela tevê e o ensino tradicional; incertezas sobre o melhor modelo de conteúdo para incentivar a participação dos alunos e melhorar o aprendizado em sala; criação de um ambiente comunicativo democrático. Também constatou que a escola está aberta ao novo, a novas experiências, que, de uma forma ou outra, causam mudanças da cultura escolar. A pesquisa reuniu resultados que possibilitam considerações sobre todo o processo de instalação da TV Multimídia. As práticas realizadas em sala de aula das escolas de Curitiba se aproximam dos estudos da Educomunicação, mas há uma distância entre esses momentos para que o ideal de ensino seja concretizado. As experiências com a TV Multimídia acontecem ao mesmo tempo em que se tenta, no Brasil, dar uma formação especializada sobre o uso de tecnologias em sala. Os professores curitibanos não puderam esperar por um assessoramento adequado. Frente às incertezas e dúvidas e aos alunos jovens, famintos por uma aula menos tradicional, foram à luta e colocaram a TV Multimídia para funcionar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Qualitative research investigates a pioneering and innovative project in Brazil. The installation of special components with televisions in the classrooms of public schools in Paraná, specifically in schools in the city of Curitiba. The TV Multimedia, Pen Drive or TV, or TV Orange, became known to a part of an educational policy of the state government, which in 2007 acquired 22.000 televisions and installed in all classrooms of the schools in 2.151 education, the state's 399 municipalities. The TV Multimedia has inputs for memory card, pen drive, DVD, CD and computer.The study sought the foundations of Educommunication, Media and Education and the School Culture elements to understand and analyze the changes that the equipment brought to school and teachers. In this sense, the research aims at analyzing which of the modes of appropriation that teachers do television in the classroom, and is aimed at verifying the adaptability and experience of teachers against the digital media, and identify the format and production content used. We used the method of semi-structured interview for field research with 16 teachers who often use the TV Multimedia, crowded schools in different districts located in eight sectors of the Regional Education Center in Curitiba.Data analysis revealed key points about ownership that teachers are doing the TV Multimedia, such as reorganization of preparing lessons; division of time between teaching the traditional education TV, uncertainties about the best content model to encourage the participation of students and enhance learning in the classroom, the creation of a democratic communicative environment. Also found that the school is open to new ideas, new experiences, which in one form or another cause changes in school culture. The survey gathered results that allow consideration of the whole process of installing the TV Multimedia. The practices carried out in classrooms of schools in Curitiba approach the study of Educommunication, but there is a gap between these moments for the ideal of education is realized. The experiences with the TV Multimedia happen at the same time as it tries, in Brazil, giving specialized training on the use of technology in the classroom. Teachers Curitiba, could not wait for an adequate advice. Faced with uncertainties and doubts and young students hungry for a less traditional school, went to fight and put the TV Multimedia to work.pt_BR
dc.format.extent118 f. : il. [algumas color.], maps., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectTelevisão na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectComunicação na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTV multimídia : uma tela de oportunidades para a educomunicação nas escolas públicas do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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