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dc.contributor.authorMatta, Eduarda Regina Drabczynski dapt_BR
dc.contributor.otherCardoso, Patrícia da Silva, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T12:25:19Z
dc.date.available2020-03-11T12:25:19Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27611
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Patrícia da Silva Cardosopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 16/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 99-103pt_BR
dc.description.abstractResumo: Diante dos romances Memorial do Convento (1988) e Ensaio sobre a Cegueira (1995), a presença da alegoria, das questões históricas, da parábola, bem como das estratégias de construção do romance, do papel do narrador e a função dos personagens, além dos temas discutidos em paralelo, como a religião, política e o ser humano na sua essência, sustentam os discursos, opiniões e questionamentos do seu autor, José Saramago (1922-2010). Um ponto em comum dentre todos estes aspectos é a presença de uma cegueira que contorna essas discussões. Atuando de forma metafórica, pode ser uma saída para discorrer sobre tais assuntos de maneira "mais clara", visto que, tanto em Memorial como em Ensaio, uma das suas representações se dá como uma visão a mais, e não como falta da mesma. Utilizando a História como pano de fundo em Memorial e a parábola apocalíptica em Ensaio, Saramago atribui diferentes significados às manifestações da cegueira, fazendo elas referência ao romance em que estão inseridas, ou funcionando como um discurso dito pelo próprio autor, em paralelo à narrativa. E qual é, ou quais são o(s) significado(s) destas manifestações, é a principal questão a ser respondida nesta pesquisa. Há, portanto, neste trabalho, o objetivo de expor tais concepções de cegueira, analisá-las e relacioná-las entre si, partindo dos estudos sobre romance histórico e de parábola, ademais da análise das estratégias de construção dos romances, como o estudo do narrador, personagens, enredo e, também, uma discussão considerando o fato de a temática da cegueira ser uma das identidades do narrador de José Saramago.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In face of the novels Memorial do Convento (1988) and Ensaio sobre a Cegueira (1995), the presence of allegory of the historical issues, the parable, as well as strategies for building the novel, the narrator's role and function of the characters, in addition to topics discussed in parallel, like religion, politics and the human being in essence itself, hold speeches, questions and opinions of the author, José Saramago (1922-2010). A common point among all these aspects is the presence of a blindness that surrounds these discussions. Acting in a metaphorical sense, can be a way to discuss such matters in a "clear way" since that, as in both Memorial do Convento and Ensaio, one of its representations is carried out as a new perspective, and not as a lack of it. Using history as a backdrop in Memorial and the apocalyptical parable Ensaio, Saramago assigns different meanings to expressions of blindness, making them a reference to the novel in which they are insert, or serving as a speech by the author himself said, in parallel to the narrative. And what is, or what are the(s) meaning(s) of these manifestations, it is the main question to be answered in this research. There is, therefore, in this work, the aim of exposing these conceptions of blindness, analyze them and relate them to each other, based on studies of historical novel and parable, further analysis of strategies of the novels constructions, as the study of narrator, characters, storyline, and also a discussion by considering the fact that theme the blindness is one of José Saramago narrator’s identities.pt_BR
dc.format.extent103f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSaramago, José, 1922-2010 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectCegueira na literaturapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleHoje é dia de cegueira : uma metáfora no discurso de José Saramagopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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