Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoro, Luizept_BR
dc.contributor.otherRechia, Simonept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-14T13:24:42Z
dc.date.available2018-03-14T13:24:42Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/27529
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Simone Rechiapt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educaçao Física. Defesa: Curitiba, 23/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 134-141pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Exercício e esportept_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tematiza os espaços de lazer destinados às brincadeiras infantis localizados nos parques públicos da cidade de Curitiba, os chamados Parques Infantis. Teve como objetivo diagnosticar quais são os modelos de espaços e brinquedos infantis presentes nos parques públicos da cidade de Curitiba e sua influência nas práticas lúdicas das crianças. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem de cunho sociológica de metodologia qualitativa. Os instrumentos utilizados foram: (1) revisão de literatura, (2) mapeamento dos dados, (3) aplicação do protocolo para os espaços e equipamentos encontrados, (4) análise por meio de registros em diário de campo e fotográficos da dinâmica dos parques infantis, acompanhado da realização de entrevistas semiestruturadas com responsáveis por crianças presentes no local, (5) entrevista com um responsável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade. Após análise dos dados coletados, surgiram três categorias de análise: Quanto à infraestrutura do entorno do parque infantil, quanto ao espaço do parque infantil em específico e quanto às formas de apropriação destes espaços. Os resultados decorrentes deste estudo identificaram um conjunto de obstáculos referentes à organização e infraestrutura dos parques infantis e seus brinquedos que podem influenciar as vivências lúdicas das crianças, como a falta de implantação e manutenção de bebedouros e lixeiras; banheiros próximos ao espaço em pouca quantidade e pouco acessíveis; falta de brinquedos adaptados, assim como deficiência no cumprimento das normas da ABNT na construção dos mesmos, apontando a emergência de um trabalho conjunto de profissionais de várias áreas no sentido de criar mais oportunidades e qualidade para tais ambientes, pois atualmente os principais espaços públicos destinados à vivência lúdica de crianças no meio urbano são as praças e parques. Porém, mesmo frente às dificuldades encontradas, identificou-se que seja qual for o espaço ou o controle sobre os quais as crianças estão submetidas, aquelas que têm acesso a estes espaços brincarão, o que não justifica ou minimiza a necessidade de melhorias dos mesmos, para qualificar mais as brincadeiras, dando ainda acesso a mais crianças, como crianças especiais e de regiões mais afastadas do centro da cidade. Salientamos, portanto, que torna-se urgente garantir para todas as pessoas uma cultura de espaços públicos abertos de qualidade, com segurança, respeitando, estimulando e favorecendo o potencial lúdico a partir da infância com reflexos sociais por toda vida.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:This paper’s theme is leisure facilities for children's games in public parks located in the city of Curitiba, called playgrounds. It aimed to diagnose which are the models of spaces and children's toys present in public parks of Curitiba and their influence on children's play practices. This research was conducted in a qualitative methodology of a sociological approach. The instruments used were: (1) literature review, (2) mapping data, (3) applying the protocol to the spaces and equipment found, (4) records’ analysis through a field diary and photographs of the dynamics of children parks, accompanied by semi-structured interviews with children’s responsible on site, (5) interview with a Municipal Environment City’s officer. After analyzing the collected data, there were three categories of analysis: The infrastructure surrounding the playground, the specific playground space and the specific forms of appropriation of these spaces. The results arising from this study identified a number of obstacles related to the organization and infrastructure of playgrounds and their toys that can influence children's play experiences, such as lack of implementation and maintenance of water dispensers and garbage cans; short quantity and inaccessible bathrooms next to the space; lack of adapted toys, as well as failing in compliance with ABNT standards in the construction of the same, pointing to the emergency of a working group of professionals from various areas to create more opportunities and quality for such environments, because nowadays the main public spaces destined to children’s play living in urban areas are the squares and parks. However, even in the face of these results, it was identified that whatever the plot or control over which children are subjected, those who have access to these spaces will play, which does not justify or minimize the need for improvement thereof, to qualify the games, giving access to even more children, as special ones and the ones from more remote regions of the city center. We emphasize, therefore, that it is urgently necessary for all people a culture of quality public open spaces, with security, respecting, promoting and encouraging the potential play from the childhood with social consequences for all life.pt_BR
dc.format.extent148f. : il. [algumas color.], maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectParquespt_BR
dc.subjectParques de recreaçãopt_BR
dc.subjectBrincadeiras infantispt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleConhecendo os parques de Curitiba e seus espaços públicos destinados as brincadeiras infantispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples