Diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia : das proposições oficiais às propostas curriculares

Visualizar/ Abrir
Data
2012Autor
Costa, Leticia Jensen de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formacao do pedagogo a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, instituidas pela Resolucao CNE/CP n¡Æ 01, de 15 de maio de 2006 . DCNP/2006. Analisou-se como as Instituicoes de Ensino Superior (IES) tem elaborado suas Propostas Pedagogicas a partir das proposicoes deste documento oficial, buscando compreender de que forma se da o movimento de resistencia ou incorporacao das proposicoes e identificar quais concepcoes norteiam a formacao academica. A investigacao foi feita em duas IES, considerando o sentido que as Diretrizes tomam no ambito geral e as especificidades que cada local constroi a partir de sua autonomia. As discussoes no campo da Pedagogia apontam para a necessidade de uma formacao plena, pela articulacao entre docencia, organizacao do trabalho pedagogico (OTP) escolar e nao escolar, e producao e difusao do conhecimento. No texto das DCNP/2006, a formacao do pedagogo esta subsumida a docencia, o que pode ser entendido como uma tendencia de fragilizacao na formacao deste profissional. Portanto, questionou-se em que medida as IES procuraram formular em seus Projetos Politicos Pedagogicos (PPP.s) uma tentativa de minimizar a fragilizacao. Tem-se por hipotese que as normatizacoes oficiais podem assumir uma expressao diferente da proposta por seus legisladores, amparada nos conceitos de ¡°recontextualizacao¡± de Basil Bernstein e de ¡°praticas gazeteiras¡± de Michel de Certeau. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a analise documental . DCNP/2006 e os PPP.s . bem como entrevistas semi-estruturadas com sujeitos de representatividade no Curso. Tomou-se por referencia os pressupostos teoricos do materialismo historico dialetico, por representar uma teoria que fornece solidos instrumentos para analisar a realidade, no sentido de compreender o processo educacional como parte do processo de formacao humana. Fez-se necessario um resgate teorico das analises realizadas por diversos autores a respeito das influencias inseridas no Curso de Pedagogia pelo contexto de reformas educativas desenvolvidas na decada de 1990, bem como das diferentes concepcoes de formacao e atuacao profissional que disputaram espaco durante o processo de elaboracao das DCNP/2006. Abstract: This research aims to study the educator.s formation from the National Curriculum Guidelines for Education School, established by the Resolution CNE/CP n¨¬ 01 of May 15, 2006 . DCNP/2006. Were analyzed how the Higher Educations Institutions (HEIs) have elaborated their Pedagogical Proposals from the propositions of this official document, seeking to understand how the resistance movement or incorporation of the proposals happens and to identify which conceptions guides the academic formation. The investigation was conducted in two HEIs, considering the direction that the Guidelines take in the general framework and the specificities that each place creates from its autonomy. The discussions in the field of pedagogy points to the need for full training, by the articulation between teaching, organization of the scholar and no scholar pedagogic work (OPW), as well as production and dissemination of the knowledge. In the text of DCNP/2006, the training of the pedagogue is subsumed to teaching, which can be understood as weakening trend in this professional.s formation. Therefore, it was questioned in what extent HEIs sought to formulate in their Political Pedagogical Project (PPP.s) an attempt to minimize this weakening. There is a hypothesis that the official norms may take a different expression of those proposed by its legislators, supported in the concepts of ¡°recontextualization¡± of Basil Bernstein and ¡°gazette practices¡± of Michel Certeau. As the methodology.s research was used the documental analysis . DCNP/2006 and PPP.s . as well as semi-structured interviews with representative subjects representativeness of the course. It took as reference the theoretical assumptions of the historical and dialectical materialism, because it represents a theory that provides effective tools to analyze the reality, in order to understand the educational process as part of the analyses done by several authors about the influences included in Pedagogy by the context of educational reforms developed in the 1990s, as well as the different conceptions of educations and professional performance that disputed area during the process of preparation of the DCNP/2006.
Collections
- Teses & Dissertações [10471]