Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Natasha, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherCapraro, André Mendespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-18T13:56:17Z
dc.date.available2020-06-18T13:56:17Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27453
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. André Mendes Capraropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 09/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 129-136pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo da presente pesquisa é analisar as abordagens futebolísticas nos roteiros, contos e crônicas de Nelson Rodrigues, entre 1951 e 1970, a partir de uma perspectiva teórica psicanalítica – haja vista os traumas, recalques e obsessões observáveis em suas obras. Se Nelson Rodrigues, independentemente do gênero que escrevia, mantinha-se na intersecção entre o factual e o fictício, pode-se constatar que, assim como a dramaticidade típica do teatro rodrigueano adentra a crônica esportiva, o futebol – enquanto tema do cotidiano – também ocupou um espaço na ficção, representada pelos contos e roteiros. Nesse sentido, quais as conjunções utilizadas por Nelson Rodrigues, ao retratar o futebol nos roteiros, contos e crônicas do período entre 1951 e 1970? O esporte nos roteiros e contos é o mesmo dramatizado nas crônicas ou assume papel preponderante na psicologização de seus personagens? E, em contrapartida, esse ponto de vista psicológico acerca dos personagens adentra a crônica esportiva? A fim de solucionar as questões levantadas previamente, fez-se necessário o uso da análise literária, proposta de Antonio Candido (1992, 2000), que considera tanto as questões do texto por si só, quanto os aspectos do contexto que, inevitavelmente, permeiam a obra. Junto a isso, contou-se ainda com alguns conceitos psicanalíticos propostos por Sigmund Freud. Com base na análise das fontes, constatou-se que, se na crônica esportiva, Nelson Rodrigues se utilizava da psicologia para falar do complexo de vira-latas e do bem-estar do atleta, que se sentia inferior diante de estrangeiro, nos contos e roteiros o autor estabelece o futebol como elemento de sublimação das repressões cotidianas. A trama teatral, que também se reflete no conto, atua como um meio de mostrar, de maneira prática, sob a forma de exemplo, os sentimentos em torno do esporte, expostos na crônica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The goal of this research is to analyze football in the screenplays, short stories and sport chronicles produced by Nelson Rodrigues, between 1951 and 1970, through a perspective based on the psychoanalytic theory - considering the traumas, repressions and obsessions observable in his texts. If Nelson Rodrigues, independently of the literary genre, used to stay at the intersection between the factual and the fictional, it can be seen that as well as the drama of his theater enters the sport chronicles, football - as a topic of everyday life - also held a space in fiction, represented through screenplays and short stories. Thereby, what were the conjunctions used by Nelson Rodrigues, when represented football in the screenplays, short stories and chronicles of the period between 1951 and 1970? Is the sport presented in the screenplays and short stories the same dramatized in the chronicles or does it assume a role in the psychologizing of the characters? And, on the other side, does this psychological point of view appear on the sport chronicles? In order to answer the questions raised, it was necessary the use of literary analysis, proposed by Antonio Candido (1992, 2000), which considers both issues of the text and the aspects of context that permeate the production. Also, it was necessary to use some psychoanalytic concepts grounded by Sigmund Freud. Based on the analysis of the sources, it was found that if in the sport chronicles Nelson Rodrigues used psychology to talk about the Brazilians complex of inferiority; in the short stories and screenplays the author establishes football as an element of sublimation of daily repression. The theatrical plot, which is also reflected in the short stories, acts as a way of showing, in a practical mean, like an example, the emotions around the sport exposed in the chronicle.pt_BR
dc.format.extent136f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRodrigues, Nélson, 1912-1980 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Históriapt_BR
dc.subjectFutebol - Cronicaspt_BR
dc.subjectFutebol na literaturapt_BR
dc.subjectPsicanálise e literaturapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleFreud explicaria isso? : os sentimentos e ressentimentos do futebol em Nelson Rodrigues (1951-70)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples