Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Rosane Aparecida Favoreto dapt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-24T13:00:10Z
dc.date.available2020-09-24T13:00:10Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27294
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/09/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.130-135pt_BR
dc.descriptionÁrea de Concentração: Educação, cultura e tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho coloca em evidência o que acadêmicos surdos dizem sobre sua experiência ao realizar um curso a distância em sua formação inicial. Parte-se do entendimento da Surdez na perspectiva dos Estudos Culturais, situando a experiência de um curso específico para a formação de professores, preferencialmente surdos, para o ensino da Libras: a Licenciatura em Letras Libras, que é ofertada na modalidade a distância a partir de uma proposta da Universidade Federal de Santa Catarina. A questão central da investigação foi: O que os acadêmicos surdos têm a dizer sobre a experiência de realizar um curso a distância na sua formação inicial? A investigação teve como foco as tecnologias utilizadas durante o curso e, mais precisamente, o que foi dito pelos alunos sobre seu uso, como expressaram sua experiência, suas descobertas e possíveis dificuldades. No processo da investigação adotou-se uma modalidade qualitativa de pesquisa, realizando entrevistas filmadas com alunos do curso. No quinto capítulo da dissertação apresenta-se a tradução textualizada das entrevistas. Ao final foram várias as constatações, mas a de maior relevância mostra que se há problemas que interferem no ensino e aprendizagem, estes problemas não são linguísticos, não são relacionados ao fato dos acadêmicos serem usuários de Libras; mas, sim a organização e funcionamento do curso em EaD. A pesquisa mostrou também que a estrutura de curso tradicional não é condizente com a execução de uma proposta de curso em EaD e o maior problema, apontado pelos entrevistados, foi a falta de interação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper highlights what deaf scholars say about their experience doing a distance course in their initial university education. It uses a concept of deafness from the perspective of Cultural Studies, setting the experience of a specific course for teacher education, preferably deaf, to the teaching of Libras: the degree in Libras, which is offered in a long distance course from a proposal from the Federal University of Santa Catarina. The central question of research was: What do the deaf academics have to say about the experience of performing a distance learning course as their first university course? The investigation focused on the technologies used during the course and, more precisely, what was said by the students on their use, how they expressed their experience, their findings and possible difficulties. In the process of the research a qualitative research method was adopted, performing filmed interviews with the students. The fifth chapter of the dissertation presents a textualized translation of the interviews. At the end there were several findings, but the most relevant shows that there are problems that interfere with teaching and learning and that these problems are not linguistic, they are not related to the fact that the academics are Libra.s users, but rather to the the organization and functioning of a distance education course. The research also showed that the traditional course structure is not consistent with the implementation of the distance education course and the biggest problem, mentioned by the interviewed, was the lack of interaction.pt_BR
dc.format.extent145 f. + anexo CD-ROM de entrevistas : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf video/mpegpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectComunicação na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação bilinguept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação a distância e estudos surdos : experiências de acadêmicos surdos com as tecnologiaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples