Proposta de elaboração de indicadores de desempenho para os programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo: A mensuração de desempenho é fundamental para as organizações, cuja complexidade exige a coordenação e alinhamento de inúmeras partes para atingir os objetivos almejados. No entanto, a definição e implementação de sistemas de mensuração de desempenho organizacional integrados, dinâmicos, acessíveis e visíveis ainda continua sendo um desafio. No campo de ensino e pesquisa de pós-graduação, a atuação da Capes com seu sistema de avaliação externa dos programas, tem impulsionado o crescimento e a melhoria de qualidade. Mesmo assim, os programas carecem de informações mais atualizadas e mais contextualizadas. Particularmente nos programas de instituições públicas, os desafios da avaliação de desempenho tendem a ser ainda maiores, considerando a multiplicidade de partes interessadas. Nesta pesquisa, foi desenvolvido um modelo de processo para gestão interna de informações de desempenho organizacional e elaboração de indicadores de desempenho para os programas de pós-graduação Stricto sensu da Universidade Federal do Paraná. Da literatura e de relatos experiências, foram selecionados modelos conceituais a serem utilizados como referência. Um estudo de caso permitiu mapear o contexto organizacional em relação à implantação de medição de desempenho organizacional. O modelo de processo de gestão de informação proposto abrange desde a concepção até o ciclo operacional de um sistema de medição de desempenho baseado em indicadores, orientado tanto para a melhoria contínua quanto para realização de objetivos estratégicos.
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