• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - JOSELIA EUZEBIO DA ROSA.pdf (2.791Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Rosa, Joselia Euzebio da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Na presente tese, de natureza teorica, investigamos os possiveis nexos e relacoes entre os sistemas de significacoes nas proposicoes davydovianas, para introducao do conceito de numero. Davydov expressa que suas proposicoes de ensino superam ou minimizam o divorcio existente entre as significacoes aritmeticas e a algebricas. Nesse contexto, definimos a tese de que suas proposicoes nao so minimizam tal divorcio como nao permitem o distanciamento, alem de incluir as significacoes geometricas. Os fundamentos teoricos e metodologicos da investigacao derivam da Teoria Historico-Cultural, com enfase nas questoes filosoficas, psicologicas e matematicas. A referencia da analise e o manual das proposicoes davydovianas para o professor. Durante a investigacao, revelamos a base geneticamente inicial da interconexao entre as significacoes aritmeticas, algebricas e geometricas, modelamos sua forma universal e procedemos a sintese. No decorrer da tese ficou demonstrado que, nas proposicoes davydovianas, as multiplas relacoes entre significacoes algebricas, aritmeticas e geometricas do conceito de numero sao interconectadas no seguinte movimento: geral . particular . universal. particular . singular.
     
    Abstract: In this theoretical thesis, it was investigated the possible links and relationships between systems of signification in Davydov’s propositions to introduce the concept of number. Davydov claims that his propositions of teaching enable to overcome the gaps between arithmetic and algebra. In this context, the present thesis shows that Davydov’s preposition not only minimizes such gaps but also includes the geometric meanings. The theoretical and methodological backgrounds are based on the historical-cultural theory, with emphasis philosophical, psychological and mathematical issues. The data analyses are from the Davydov’s prepositions for the teacher. During the investigation, it was revealed the genetic initial basis of the interconnection between the arithmetic, algebra and geometry meanings, and its universal form is presented followed by the synthesis. Throughout this thesis it was shown that, in Davydov’s propositions, the several relations between algebraic, geometric and arithmetic meanings of the concept of numbers are interconnected in the following motion: general . particular . universal . particular . singular.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/27054
    Collections
    • Teses & Dissertações [10544]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV