Elaboração das propostas curriculares de matemática do ensino de 1 grau (5a. a 8a.série) do Estado do Paraná na década de 1970
Resumo
Resumo: Esta dissertação tem como objetivos coletar e organizar documentos curriculares paranaenses, da disciplina de Matemática, elaborados e publicados na década de 1970 e, além disso, a partir de entrevistas, apresentar algumas perspectivas sobre as circunstâncias de elaboração destes documentos. Para isso, estudou-se os referidos textos curriculares e fez-se entrevistas com algumas pessoas que trabalharam na Equipe de Currículo da então Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Paraná (SEEC) na década de 1970. Em seguida, dois exercícios de leitura foram realizados a fim de mostrar possíveis formas de olhar o material coletado para a realização desta pesquisa. As principais conclusões deste estudo são: o processo de elaboração de textos curriculares na década de 1970 foi desencadeado pela Lei nº 5692/71; questões sobre educação em evidência hoje já eram discutidas naquele período (exemplos: formação de professores, interdisciplinaridade, metodologia de ensino, contextualização dos conteúdos e avaliação); poucas foram as alterações de conteúdos matemáticos nas programações curriculares e muitas foram as permanências. Abstract: This dissertation aims to collect and organize curriculums documents of the State of the Paraná, from the discipline of mathematics, developed and published in the 1970s and, moreover to present some perspectives, from interviews, about circumstances of the writing of these documents. For this, was studied those curriculums texts and became interviews with some persons who worked in the Curriculum Team then Secretariat of State for Education and Culture of Paraná (SEEC) in the 1970s. Then, two reading exercises were conducted to show possible ways of looking at the material collected for this research. The main conclusions of this study are: the process of developing curriculum texts in the 1970s was triggered by Law Nº 5692/71; issues in evidence today were already discussed in that period (examples: teacher education, interdisciplinarity, teaching methodology, contextualization of the content and assessment); few were changes of the mathematics contents in the curricular programs and many were stays.
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- Teses & Dissertações [9608]