O racismo silencioso em escolas públicas de Curitiba : imaginário, poder e exclusao social
Resumo
Resumo : Analisa o processo histórico de invisibilização da população negra na cidade de Curitiba, assim como discute o planejamento urbano como estratégia hegemônica do poder local. Reflete sobre o ordenamento social produzido por esse planejamento e também a participação dos intelectuais do século XIX e XX no construto do imaginário de Cidade Modelo para Curitiba, que seria um sucesso devido à intensa imigração européia, concepção esta que vem em detrimento das contribuições afrodescendentes na produção econômica, social e cultural do Estado do Paraná e especialmente de sua Capital. Investiga a repercussão desse ideário europeu da cidade sobre alunos/as negros/as das escolas públicas de Curitiba bem como as práticas que essa exclusão geram no interior das mesmas. Aborda a coleção didática Lições Curitibanas como manifestação curricular dessa imagem-síntese e busca saber, dos/as próprios alunos/as, o que é ser negro na Capital que se diz Européia e que afirma sua branquitude como elemento de superioridade sobre as demais capitais do país. Destaca-se nesta construção a valorização dos aspectos considerados "europeus" da Capital: a ordem, a disciplina para o trabalho, a limpeza. Reflete sobre o fato de que é paia este cidadão ideal que a cidade de Curitiba é pensada não existindo na arquitetura da cidade referências à etnia afrodescendente, tornando-se assim uma das marcas da exclusão promovida pelo pensamento hegemônico e como a educação contribui para a ratificação desse imaginário.O discurso oficial que valoriza a mistura de raças, oculta que as matrizes pensadas nesta mistura são as etnias brancas de origem européia, que através da coleção didática Lições curitibanas dá materialidade pedagógica ao discurso que pretende conformar a população ao modelo de sociedade a ser reproduzido. Investiga como esse ideário repercute na escola e no imaginário dos/as alunos negros/as que estão em nossas escolas mas que não se encontram representados na arquitetura da cidade e tampouco no currículo oficial e também considera a atitude dos/as professores/as diante das situações de preconceito e discriminação racial no cotidiano escolar. Abstract : This paper analyses the historical process of making the Afro descendent population invisible in the city of Curitiba, as it discusses the urban planning as an hegemonic strategy of the local power. It gives some thought about social ordering that was created by that planning and also about the participation of intellectuals from the 19th and 20th centuries in building an imagery of Model City for Curitiba, which would be a success due to the mass European immigration. That is a conception that denies the contributions of Afro descendents in the economical, social and cultural development of the state of Paraná, particularly in its Capital city. It investigates the strike of those European ideas of the city on black students from public schools in Curitiba, as well as the practices that this exclusion generates inside them. It looks at the school collection Lições Curitibanas as a curricular manifestation of that image and it intends to know, from the students themselves, what it means to be black in the Capital that refers to itself as being European and that states that this "whitity" is an element of superiority in comparison to the other capitals of the country. In this construction it is highlighted the aspects that are considered to be European in the Capital: the order, discipline for work, the neatness. It ponders about the fact that it is for this ideal citizen that the city of Curitiba is thought, and its architecture does not include any references to the Afro descendents, turning out to be one of the signs of exclusion promoted by the hegemonic thinking, and how education contributes for the validation of that imagery. The official discourse that values the mixing of races, also hides that the sources of that mixing are the European white people, which through the school collection Lições curitibanas materialize pedagogically the discourse that intends to conform the population to the model society to be reproduced. It investigates how those ideas have influences in school, and in black students imagery , who are in our schools but who are not represented in the city architecture or in the official curriculum. It also takes into consideration the attitude of the teachers facing situations of prejudice and racial discrimination in the school quotidian. Key-words: Racism; Education; Urbanism; School Books.
Collections
- Teses & Dissertações [10459]