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dc.contributor.advisorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorCanhete, Marcus Vinicius Urbinatti, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-22T18:26:46Z
dc.date.available2020-09-22T18:26:46Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26864
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2011pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho busca entender como as Inovações no ensino (mudança deliberada e conscientemente assumida visando uma melhoria de uma ação educativa), presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências (PCN), estão sendo disseminadas. A análise abordou aspectos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da História e Filosofia da Ciência (HFC). A partir de um estudo exploratório escolheu-se o livro didático de Ciências como o objeto de investigação, pela importância que este instrumento tem nas salas de aula e também pela constante avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que respeita as orientações emanadas dos PCNs. Apoiando-se teoricamente nos pressupostos da Análise de Conteúdo e tomando como base o PNLD 2011, foram estabelecidas categorias de avaliação aplicáveis às temáticas Poluição e Astronomia, indicativas respectivamente da presença do enfoque CTS e HFC, em três coleções aprovadas pelo PNLD 2011. Os resultados obtidos indicaram que o Guia PNLD não oferece informações suficientemente claras para avaliar a presença das inovações nos livros de Ciências, mas as coleções analisadas já incluem algumas delas, mesmo que de forma insuficiente para promover uma transformação no ensino de Ciências.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper seeks to understand how innovations in education (deliberated and conscious change aiming an improvement of an educational activity), present in the Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências (PCN), have been disseminated. The analysis discussed aspects of the focus on Science, Technology and Society (CTS) and of History and Philosophy of Science (HFC). Based on an exploratory study, the science textbook has been chosen as the object of investigation, given its importance in the classroom and the permanent evaluation of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), respecting the orientations derived from PCNs. Theoretically supported by the assumptions of Content Analysis and building on the PNLD 2011, evaluation categories applied to the theme of Pollution and Astronomy have been established. These themes were taken as an indicative of the presence of the CTS and HFC foci, in three textbook collections approved by PNLD 2011. The results obtained suggested that the PNLD Guide does not provide clear enough information to evaluate the presence of innovation in science textbooks. However, the analyzed collections already include some of them, even if in an insufficient manner to promote transformation in science teaching.pt_BR
dc.format.extentviii, 83 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectCiências (Primeiro grau)pt_BR
dc.subjectCiencias (Secundario)pt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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