A satisfação profissional do professor de escola rural no estado do Paraná
Resumo
Resumo: Esta dissertação reúne os resultados e reflexões de uma pesquisa sobre a satisfação profissional do professor de escola rural no Município de Apucarana, Paraná, frente às exigências educacionais, suas condições de trabalho e os resultados do processo pedagógico. O relato utiliza três marcos históricos para situar a evolução da educação no Município: o dado referente ao momento em que o Município se submeteu a uma ordenação política em 1967, expressa na formulação do seu primeiro Plano Diretor; os dados evolutivos da década posterior, e o momento atual, restrito à escola na zona rural. Os objetivos deste trabalho estão voltados à realização de uma avaliação da questão da satisfação profissional do professor de escola rural, que servirá de subsídio e teste de uma matriz para fins de comparação; à valorização do trabalho do professor de escolar rural e ao resgate da escola no meio rural; à instrução de novas políticas educacionais, em especial no que se refere à capacitação dos quadros que atuam no meio rural; ao enriquecimento metodológico da investigação e da análise de realidades educacionais. A pesquisa pretende identificar a consciência e a reação do professor face às exigências educacionais institucionais, às condições de seu trabalho e aos resultados do processo pedagógico. Identificar a(s) referência(s) que mantém a dedicação de profissionais docentes num posto de trabalho de reconhecido sacrifício. Abstract: Thi s paper br ings together the resul t s and ref lec t ions of a resear ch on job sat i s f ac t ion f or the rural s chool teacher in the c i t y of Apucarana, Paraná, f ac ing the educat ional requer iment s , wor k ing condi t ions and the resul t s of the pedagogi cal proces s . The repor t uses three hi s tor i cal mar k s to s i tuate the evolut ion of educat ion in the c i t y: the inf ormat ion related to the moment when the c i t y submi t ted to pol i t i cal order en 1967, expres sed in i t s f i r s t f ormulat ion of the Mas ter Plan: evolut ionar y data in the pas t decade, and the present moment , l imi ted to the s chool in the count r ys ide. The objec t i ves of thi s wor k are f ocused on achievement of an evaluat ion of the i s sue of job sat i s f ac t ion of the rural s chool teacher , who wi l l ser ve as an input aid and tes t a pat tern f or compar i son purposes ; the apprec iat ion of the wor k of the rural s chool teacher and the res cue s chool in rural areas , the ins t ruc t ion of new educat ion pol i c ies , par t i cular l y regarding the t raining of s taf f wor k ing in rural areas ; f or the enr i chment of resear ch methodology and anal ys i s of educat ional real i t ies . The resear ch want s to ident i f y the cons c iousnes s and reac t ion to demands f ac ing the teacher requi rement s educat ional ins t i tut ions , to the condi t ions of thei r wor k and the resul t s of the pedagogi cal proces s . Ident i f y the per son( s ) ref erence( s ) that maintains thededi cat ion of teacher s in a prof es s ional job of recogni zed sac r i f i ce.
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- Teses & Dissertações [9335]