Relações raciais no livro didático público do Paraná
Resumo
Resumo: Nesta dissertação foi analisado o Livro Didático Público – Folhas, que foi uma Política Pública do Estado do Paraná. A pesquisa tanto utilizou-se do conceito de ideologia e da metodologia da Hermenêutica de profundidade (HP) desenvolvida por Thompson (1995). Os focos de análise foram: a) em que medida o Livro Didático Público – Folhas contempla as definições legais do artigo 26-A da LDB (modificado pela Lei 10.639/03), o Parecer 03/2004 e Resolução 01/2004 do CNE; b) que estratégias ideológicas de hierarquização entre brancos(as) e negros(as) foram captadas nas políticas públicas e nos livros. A análise das políticas de produção apontou que não levadas em consideração as propostas de promoção de igualdade racial que ocorriam dentro da própria estrutura da Secretaria Estadual de Educação. Foram selecionados para análise livros de duas disciplinas, Língua Portuguesa e Educação Física. De forma geral somente o livro de Educação Física atende, parcialmente e com contradições internas às definições legais sobre Educação das Relações Étnico-Raciais. Foram analisadas formas simbólicas dos livros que naturalizam ao branco como representante da humanidade; que estigmatizam a personagens negros(as), em especial à mulher negra; que silenciam sobre a presença negra; sobre a história e cultura africana e afrobrasileira; sobre os processos de discriminação e desigualdade racial. Abstract: The book named "Livro Didático Público" with articles denominated Folhas was analysed in this paper. That document was part of the state of Paraná public policy. These articles were written by high school teachers in the state of Paraná. To analyse the articles the concept of ideology and the Depth Hermeneutics (DH) method developed by Thompson (1995) were used. The focus of the analysis were: a) the extent to which textbooks "Folhas" includes the legal definitions of Article 26-A of the LDB (amended by Law 10.639/03), the Report and Resolution 03/2004 01/2004 of the CNE; b) what ideological strategies to rank among whites (s) and blacks (as) were captured in public policy and in books.The policy analysis showed that production does not take into consideration the proposals to promote racial equality within the structure of the State Education Department.Books were selected for analysis of two disciplines, Portuguese Language and Physical Education. Overall, only the Physical Education book follows the proposals, however it is only followed partly and has internal contradictions of the legal definitions of Education Racial-Ethnic Relations.We analyzed the symbolic forms of the books that naturalize to white as the representative of mankind, that stigmatize black characters, particularly the black woman; that silence the presence of the black people, regarding the history and culture of African-Brazilian and African, in relation to the processes of discrimination and racial inequality.
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- Teses & Dissertações [10425]