Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Cibele, 1974pt_BR
dc.contributor.otherFernandes, Fátima Regina, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-23T19:59:01Z
dc.date.available2020-04-23T19:59:01Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26841
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Fátima Regina Fernandespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-graduação em História. Defesa: Curitiba, 18/10/2011pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa visa estabelecer a mudança no conceito de pobreza empregado em três hagiografias franciscanas. Primeira Vita prima de Tomás de Celano datada do ano de 1229, a primeira biografia de Francisco e oficial. Segunda Legenda dos Três Companheiros atribuída a três discípulos de Francisco, Ângelo, Leão e Rufino, cada qual com importância determinante na vida do "santo". Terceira Legenda Maior de Boaventura de Bagnoregio, considerado o grande reformulador da Ordem dos Frades Menores e considerado pela historiografia um dos maiores mestres franciscanos. A partir da análise destas três obras verificamos a pobreza e sua mudança, como cada um destes autores via a pobreza franciscana e qual a idealizada por cada uma destas figuras? Temos uma rica coletânea de fontes hagiográficas referentes a Francisco, mas optamos pelas que a nosso ver apresentavam mais subsídios para a análise. O gênero hagiográfico segue um modelo previamente determinado ainda na antiguidade (modelo de edificação do leitor), mas as vidas de Francisco acabam por fugir do senso comum trazendo inovações na forma de escrevê-las. Esta é uma das razões pela escolha destas hagiografias franciscanas para nossa análise, os biógrafos franciscanos queriam muito mais do que apenas narrar os fatos da vida do "santo", suas obras determinam dentro da Ordem uma concepção pobreza a ser buscada na figura de seu fundador.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This present research aims to the change in the definition of poverty used in the three franciscan hagiography. First Vita Prima of Thomas of Celano dated the year 1229, the first biography of Francis and official. Second Legend of the Three Companions attributed to three followers of Francis, Angelo, Leon and Rufino, each with crucial importance in the life of "Saint". Third Greater Legend of Bonaventure of Bagnoregio, considered the great reformer of the Order of Friars Minor and is considered one of greatests masters franciscan of historiography. From the analysis of these three works we see poverty and it's change, how each of these authors saw the franciscan poverty and what is the idealized by each of these figures? We have a rich collection of hagiographic sources referring to Francis, but we choose for our view that presented more support for the analysis. The hagiographic genre follows a predetermined model seniority (model building of the reader), but the lives of Francis eventually escape the common sense bringing innovations in the way of writing them. This is one of the reasons for the choice these franciscan hagiography to our analysis, the franciscan biographers wanted much more than just to narrate the facts of life "saint", his works, determine inside the Order a conception of poverty to be sought in the figure of it's founder.pt_BR
dc.format.extent167f. : il. [algumas color.] ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Letraspt_BR
dc.subjectHagiografiapt_BR
dc.subjectFranciscanospt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleAs hagiografias franciscanas (século xiii) : uma reconstrução do conceito de pobrezapt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples