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    Os saberes do movimento do corpo na educação infantil : o contexto da formação de professores nas licenciaturas em pedagogia de Curitiba-Paraná

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    MESTRADO FABIOLA BERWANGER.pdf (1.187Mb)
    Data
    2011
    Autor
    Berwanger, Fabíola
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A pesquisa investigou como são tratados os saberes do movimento do corpo na formação de professoras da criança pequena e, para isto, entrevistou professores formadores responsáveis por disciplinas que tratam do movimento do corpo infantil nas Licenciaturas em Pedagogia de Curitiba-Paraná. Para a construção de um aporte teórico sobre a formação de professores foram utilizados os estudos de Gatti e Barreto (2009), Marcelo García (1999, 2009) e Imbernón (2009); Barbosa (2009), Kramer (2002, 2006) e Oliveira-Formosinho (2002) sobre a formação das profissionais de Educação Infantil e os pressupostos de Wallon, Sayão (1997, 2000, 2002) e Garanhani (2004, 2005, 2010) sobre o movimento do corpo na Educação Infantil. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada e para a análise fundamentou-se no estudo de Bardin (2009). Os eixos de análise foram: concepção de movimento na Educação Infantil, objetivos da disciplina, metodologia do ensino, fontes de saberes e compreensão do contexto de formação da Licenciatura em Pedagogia. A partir das particularidades dos contextos de formação investigados e das falas dos professores formadores foi possível constatar que as futuras professoras de Educação Infantil estão expostas a saberes do movimento do corpo diversificados, sendo: disciplinas com enfoques diferenciados; concepções de movimento distintas e permeadas de justificativas que não consideram as especificidades da pequena infância; objetivos variados que indicam falta de conhecimento sobre os contextos de atuação das futuras profissionais; metodologias de ensino que não relevam concepções prévias das alunas em formação; organização das disciplinas sem orientações específicas acerca das práticas pedagógicas para a criança pequena; fontes de saberes permeadas por uma diversidade de referenciais teóricos que sugerem abordagens diferenciadas nas práticas docentes; compreensão do contexto de formação limitada, pois cada formador se atém apenas aos seus próprios saberes, sem se preocupar com todo o contexto de formação inicial. Diante dessas constatações, buscou-se apoio no estudo de Roldão (2010) para concluir que professores formadores devem ter uma preocupação frequente com relação à sua prática, por meio da análise, avaliação e reorientação constante de suas ações docentes em prol de soluções e mudanças frente aos desafios enfrentados na formação de professores para a Educação Infantil.
     
    Abstratc: The research investigated how the body movement knowledge is dealt during the training for teacher of small kids. In order to do that, teachers responsible for the subject of infant body movement were interviewed in the degrees courses of Pedagogy in Curitiba/Paraná. To build a theoretical support about teachers training, it was used the studies of Gatti and Barreto (2009), Marcelo García (1999, 2009) and Imbernón (2009). Barbosa (2009), Kramer (2002, 2006) and Oliveira-Formosinho (2002) were used to base the study about the training of the kindergartens professionals and, Wallon, Sayão (1997, 2000, 2002) and Garanhani (2004, 2005, 2010) about the infant body movement. The instrument for data collection was the semi-structured interview and the analysis was based on Bardin’s research (2009). The analysis axes were the following: movement conception on kindergarten, the objectives of this subject, teaching methodology, sources of knowledge and comprehension of the training context of the Pedagogy degree. From the specificity of each of the training contexts investigated and from the speech of the teachers, it was possible to figure out that the new teachers for kindergarten are exposed to body movement knowledge from different kinds. For instance: subjects with different approaches; distinct movement conceptions and justifications that do not consider the specificities of early childhood; goals that show lack of knowledge about the context of their field work; teaching methodologies that hide the teachers’ conceptions; lack of guidelines about pedagogical practices for small kids; sources of knowledge surrounded by several theoretical resources that suggest different approaches for teaching; limited comprehension of the education context because each trainer sticks only to his/her knowledge, without concerning about the initial teaching context. With these findings, support was sought in Roldão’s studies (2010) to conclude that teachers must have a frequent concern about their work by analyzing it, evaluating it and searching for constantly orientation for their teaching practices, trying to find solutions and proposing changes for the challenges they have to face during their training period for teaching kindergarten.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/26404
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

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