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    Teoria crítica da indústria cultural : dialética da reavaliação do conceito

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    versao impressa.pdf (1.075Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Consentino, André Tezza
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O conceito de Indústria Cultural, elaborado originalmente nos anos 40 do século XX por Theodor Adorno e Max Horkheimer, tem sido objeto de reavaliação tanto das pesquisas da Comunicação Social quanto da Filosofia. Este trabalho se propõe, sem o objetivo de encontrar uma resposta definitiva para assegurar a obsolescência ou a atualidade do conceito, a estabelecer alguns princípios e critérios para o exame da Indústria Cultural no presente. Para isto, a dissertação está dividida em três partes, sendo as duas primeiras dedicadas à interpretação das ideias originais de Adorno e Horkheimer e a última dedicada à análise do conceito na atualidade, explorando três dimensões principais: ideológica, estética e técnica. O referencial bibliográfico que subsidia o desenvolvimento dos capítulos é de natureza interdisciplinar e busca dialogar a Filosofia com a Comunicação Social. Na conclusão, a dissertação apresenta princípios que reforçam a ideia de que, tanto na defesa quanto na refutação, há bons argumentos para a análise do conceito, deixando em aberto a possibilidade de uma resposta definitiva.
     
    Abstract: The concept of Culture Industry, originally developed during the 40‘s decade of the twentieth century by Theodor Adorno and Max Horkheimer, has been the subject of both Media and Philosophy research aiming at its revaluation. This work proposes, without trying to offer a definitive answer to ensuring the concept‘s relevance or obsolescence, to establish some principles and criteria to critically consider the concept of Culture Industry in the present. For this purpose, this master's dissertation is divided into three parts, the first two being dedicated to the analysis of the original ideas proposed by Adorno and Horkheimer and the latter one being dedicated to the analysis of the concept in the present, by exploring three main dimensions: ideological, aesthetic and technique. The bibliographic reference that subsidizes this chapter‘s development is interdisciplinary in nature and seeks to establish a dialogue between Philosophy and Social Communication. In its conclusion, this master's dissertation presents some principles that reinforce the idea that there are good arguments for both defensing and criticizing the actuality of the concept of Culture Industry, leaving open the possibility of closing the debate with a definitive answer.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/26397
    Collections
    • Teses & Dissertações [10510]

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