dc.contributor.author | Paulino, Sibele | pt_BR |
dc.contributor.other | Soethe, Paulo Astor, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-22T18:54:29Z | |
dc.date.available | 2020-09-22T18:54:29Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/26391 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Paulo A. Soethe | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 20/07/2011 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 171-179 | pt_BR |
dc.description | Àrea de concentração: Estudos literários | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente dissertação analisa o romance Ana em Veneza (1994), de João Silvério Trevisan, a partir de sua figuração do espaço e mobilidade cultural de personagens em contexto estrangeiro. Considera, de modo especial, o diálogo do romance com as obras de Julia Mann e Thomas Mann. O viés reflexivo com o qual se ocupa é o dos Estudos Culturais, pois o romance apresenta programaticamente problemas e questões de ordem cultural, social e política do Brasil, o que reflete na obra um diálogo com outros campos do conhecimento e com a sociedade de maneira geral. Os protagonistas da obra, Alberto Nepomuceno, Julia Mann e sua mucama Ana, são todos baseados em personalidades reais. Assim, a pesquisa abarcou, além da leitura de textos dos Estudos Culturais, do Espaço Literário e da fortuna crítica sobre Ana em Veneza e as obras de Julia e Thomas Mann, textos de ordem documental e biográfica que subsidiam a compreensão do romance. | pt_BR |
dc.description.abstract | Zusammenfassung: Die vorliegende Magisterarbeit analysiert den Roman Ana em Veneza (1994) [dt.: Ana in Venedig, 1997] des brasilianischen Schriftstellers João Silvério Trevisan unter dem Gesichtspunkt der Figuration des Raumes und der kulturellen Mobilität der Figuren in fremden Kontexten. Die Arbeit beachtet besonders den Dialog des Romans mit den Werken von Julia und Thomas Mann. Der theoretische Ansatz der Arbeit ist kulturwissenschaftlich fundiert, zumal der Roman kulturelle, soziale und politische Fragen Brasiliens programmatisch problematisiert. Dies weist auf einen impliziten Dialog des Werkes mit anderen Wissensbereichen und mit der brasilianischen Gesellschaft hin. Die Figuren Alberto Nepomuceno, Julia Mann und ihre Amme Ana, Protagonisten des Romans, basieren auf reellen Persönlichkeiten. Die hier durchgeführte Forschungsarbeit bestand aus der Lektüre von grundlegenden kultur-, und literaturwissenschaftlichen Werken, Sekundärliteratur über Ana em Veneza und den Werken von Julia und Thomas Mann, owie in der Erfassung von Dokumentationstexten und Biographien, die zum Verständnis des Romans beitragen. | pt_BR |
dc.format.extent | 179f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Trevisan, João Silverio, 1944- | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Letras | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira - História e crítica | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.title | O espaço literário em Ana de Veneza : trânsito culturais e identidade nacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |