Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPaulino, Sibelept_BR
dc.contributor.otherSoethe, Paulo Astor, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-09-22T18:54:29Z
dc.date.available2020-09-22T18:54:29Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26391
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo A. Soethept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 20/07/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 171-179pt_BR
dc.descriptionÀrea de concentração: Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação analisa o romance Ana em Veneza (1994), de João Silvério Trevisan, a partir de sua figuração do espaço e mobilidade cultural de personagens em contexto estrangeiro. Considera, de modo especial, o diálogo do romance com as obras de Julia Mann e Thomas Mann. O viés reflexivo com o qual se ocupa é o dos Estudos Culturais, pois o romance apresenta programaticamente problemas e questões de ordem cultural, social e política do Brasil, o que reflete na obra um diálogo com outros campos do conhecimento e com a sociedade de maneira geral. Os protagonistas da obra, Alberto Nepomuceno, Julia Mann e sua mucama Ana, são todos baseados em personalidades reais. Assim, a pesquisa abarcou, além da leitura de textos dos Estudos Culturais, do Espaço Literário e da fortuna crítica sobre Ana em Veneza e as obras de Julia e Thomas Mann, textos de ordem documental e biográfica que subsidiam a compreensão do romance.pt_BR
dc.description.abstractZusammenfassung: Die vorliegende Magisterarbeit analysiert den Roman Ana em Veneza (1994) [dt.: Ana in Venedig, 1997] des brasilianischen Schriftstellers João Silvério Trevisan unter dem Gesichtspunkt der Figuration des Raumes und der kulturellen Mobilität der Figuren in fremden Kontexten. Die Arbeit beachtet besonders den Dialog des Romans mit den Werken von Julia und Thomas Mann. Der theoretische Ansatz der Arbeit ist kulturwissenschaftlich fundiert, zumal der Roman kulturelle, soziale und politische Fragen Brasiliens programmatisch problematisiert. Dies weist auf einen impliziten Dialog des Werkes mit anderen Wissensbereichen und mit der brasilianischen Gesellschaft hin. Die Figuren Alberto Nepomuceno, Julia Mann und ihre Amme Ana, Protagonisten des Romans, basieren auf reellen Persönlichkeiten. Die hier durchgeführte Forschungsarbeit bestand aus der Lektüre von grundlegenden kultur-, und literaturwissenschaftlichen Werken, Sekundärliteratur über Ana em Veneza und den Werken von Julia und Thomas Mann, owie in der Erfassung von Dokumentationstexten und Biographien, die zum Verständnis des Romans beitragen.pt_BR
dc.format.extent179f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTrevisan, João Silverio, 1944-pt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleO espaço literário em Ana de Veneza : trânsito culturais e identidade nacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples