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dc.contributor.authorCarissimi, Aline Chalus Vernickpt_BR
dc.contributor.otherTrojan, Rose Meri, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-22T18:29:22Z
dc.date.available2020-09-22T18:29:22Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26384
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rose Meri Trojanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/03/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.: 127-135pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho situa-se no âmbito das políticas educacionais, em especial sobre as que tratam do perfil profissional e das condições de trabalho dos docentes. Diante disso, consideram-se, para efeitos de estudo e análise, a formação inicial e continuada, o salário e as condições de trabalho, de modo a elaborar um perfil profissional do docente dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, e também das suas condições de trabalho. Destaca-se, ainda, que a presente pesquisa permite um estudo sobre o cumprimento das normas legais estabelecidas, tendo como referência a legislação e documentos oficiais do Brasil e do Município, levando em conta a valorização profissional nos seus distintos aspectos. Dessa forma, a pesquisa está organizada sobre os seguintes aspectos: impactos das reformas educacionais sobre os professores; breve estudo comparado internacional com as principais tendências no trabalho e perfil dos docentes; estudo sobre os dispositivos legais que regulam a profissão no Brasil e por fim estudo e análise do perfil e das condições profissionais dos professores de Curitiba. Revela por fim, a necessidade de um maior compromisso por parte do poder público com melhoria das condições de trabalho dos professores de forma a atingir uma valorização profissional e fazer da educação instrumento primordial no desenvolvimento da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work falls within the scope of educational policies, in particular on those that deal with professional profiles and working conditions of teachers. In this sense, it is for the purpose of studying and analyzing the initial and ongoing training pay and working conditions in order to develop a professional profile of teaching in the beginning levels of Elementary Schools of the Municipal School of Curitiba and their working conditions. We also emphasize that this research provides a study on compliance with the legal rules established with reference to legislation and official documents of Brazil and the municipality, taking into account the professional development in its different aspects. Thus, research is organized on the following aspects: impacts of education reforms on teachers; brief comparative study international with key trends in work and profile of teachers; study on the legal provisions that regulate the profession in Brazil and finally study and analysis of the profile and professional conditions of teachers in Curitiba. Ultimately reveals the need for a greater commitment by the government in improving the working conditions of teachers to achieve a professional development and make education the fundamental instrument in the development of ociety.pt_BR
dc.format.extent148 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectProfessores - Satisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePerfil profissional e condições do trabalho docente : um estudo sobre os professores dos anos da RME de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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