O ensino dos conteúdos filosóficos de ética e política na perspectiva latino-americana : na perspectiva de Dussel, análise e proposição a partir da escola pública paranaense
Resumo
Resumo: Esta pesquisa analisa a seleção de conteúdos filosóficos de ética e política na perspectiva latino-americana voltados ao Ensino Médio. Identifica uma abordagem pouca significativa da perspectiva latino-americana nos materiais pedagógicos, nas diretrizes da disciplina de Filosofia, para o ensino de filosofia na Educação Básica, particularmente do Ensino Médio, da Escola Pública do Estado do Paraná. Evidencia a presença de uma produção filosófica ampla na América Latina em que através de um diálogo com a filosofia eurocêntrica já se elaborou categorias filosóficas no âmbito da ética e da política que podem ser estudadas pelos nossos alunos do Ensino Médio. Delimitamos a análise teórica com mais intensidade nas categorias de ética e política elaboradas por Dussel que é um dos filósofos latino-americano, considerando que existem vários outros pensadores na América Latina. Constatamos a necessidade do ensino de Filosofia no Ensino Médio selecionar conteúdos de ética e política na perspectiva latino-americana. Apontamos de maneira propositiva algumas categorias que podem ser abordadas nas aulas de filosofia, bem como os seus respectivos textos selecionadas que servem de fundamentação teórica para o ensino das categorias no âmbito da ética e da política. Destaca também a urgência de uma formação de professores, produção de materiais pedagógicos e seleção de conteúdos que considere a dimensão do ensino de filosofia perspectiva latino-americana Abstract: This research analyzes the content selection philosophical ethics and politics in Latin American perspective Medium education. Identifies an approach little significant Latin American perspective on teaching materials, guidelines of the discipline of Philosophy, for teaching philosophy in basic education, particularly of high school, public school in the State of Paraná. Highlights the presence of a philosophical huge production in Latin America that through dialogue with the Eurocentric philosophy already drafted categories within the philosophical ethics and politics that can be studied by our middle school students. Delimitamos theoretical analysis with more intensity in the categories of ethics and policy developed by Dussel which is one of American philosophers, whereas there are several other Latin American thinkers. We see the necessity of teaching Philosophy in school select contents of ethics and politics in Latin American perspective. Aim of purposeful way some categories that can be addressed through philosophy, as well as their respective texts selected to serve as a theoretical for the teaching of categories within the ethics and politics. Also highlights the urgency of a teacher training, production of teaching materials and content selection that consider the size of the teaching of philosophy Latin American perspective
Collections
- Teses & Dissertações [9608]