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dc.contributor.advisorBulgacov, Yara Lúcia Mazziottipt_BR
dc.contributor.authorSantos, Lilianapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanaspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T15:53:56Z
dc.date.available2019-12-11T15:53:56Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26313
dc.descriptionOrientadora : Yara lúcia Mazziotti Bulgacovpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa consiste em um estudo qualitativo que tem por objetivo compreender de que forma um espaço específico da Educação Infantil contribui para o desenvolvimento dos processos de imaginação criativa das crianças ou os bloqueia, visto que a capacidade de imaginar é o principal elemento constituinte de uma subjetividade autônoma e livre. A partir da perspectiva histórico-cultural, buscou-se, através de observações, entrevistas, diário de campo e registro fotográfico, encontrar marcas ou evidências da constituição da capacidade imaginativa a partir do espaço e das relações estabelecidas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), do Município de Ibiraiaras, localizado no interior do Rio Grande do Sul. O período de convivência sistemática com o cotidiano do CMEI foi de três meses (agosto a outubro de 2001), sendo que eram feitas em média duas visitas de quatro horas a cada semana. O que se constatou é que muitas vezes o espaço e as atividades proporcionados pelo CMEI, ao invés de potencializar, entravam o desenvolvimento da capacidade de imaginar. O principal fator que evidencia esse bloqueio é o não reconhecimento das crianças como sujeitos co-produtores das relações e espaços sociais. Embora ao longo da história da Educação Infantil essa prática venha se redesenhando, ainda há muito que se fazer, no sentido de potencializar a autonomia e a imaginação de todos os sujeitos envolvidos nesse processo, principalmente as crianças.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research consists in a qualitative study whose objective is to understand the way an specific ambient of Child Education contributes to the children's creative imagination processes development or blocks them, considering that the capacity of imagination is the main constitutive element of a free and autonomous subjectivity. Under a cultural-historical perspective, a search has been taken, through observation, interviews, notes and photos, to find signs or evidence of the imaginative creation process constitution from the ambient and the relationships established at the Municipal Center of Child Education (CMEI), from the city of Ibiraiaras, located in the Rio Grande do Sul country side. The period in which we visited systematically the CMEI environment was three months long (form august to october/2001), in a way that an average of two visits of 4 hours each took place every week. We checked out that many times the environment and the activities offered by CMEI, instead of incentivating, they block the imagination capacity development. The principal evidence factor of this blocking is not recognizing children as co-productor subjects of the social relations and environments. Although along the history of infant education, this experience has been redesigned, still there is much left to do, in a way of potentializing athonomy and imagination of all the subjects involved in this process, mostly the children.pt_BR
dc.format.extent121f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectTese - Letraspt_BR
dc.subjectDissertações - Psicologiapt_BR
dc.titleSobre ouvir estrelas : a produçao da subjetividade e da imaginaçao infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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