Formação para diretor escolar da educação básica : o Programa Nacional Escola de Gestores no Estado do Paraná
Visualizar/ Abrir
Data
2011Autor
Teixeira, Marilza Aparecida Pereira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O objeto deste trabalho é a política de formação continuada nacional para diretores de escolas básicas públicas brasileiras, denominado pelo MEC como programa Escola de Gestores, na versão de curso de especialização, implementada pela Universidade Federal do Paraná a quatrocentos (400) diretores/as e diretores/as - auxiliares das redes municipais e estadual de educação paranaense, ofertado nos anos de 2008/2010, por meio da educação à distância. A discussão que este trabalho fomenta é a efetividade desse programa público de formação, ofertado pelo governo federal e o possível alcance dessa política no Paraná. O texto analisa a proposta e identifica que ele visa modificar a atuação dos diretores de escola básica, or meio de conhecimentos sobre a gestão democrática e o direito à educação, bem como constituir uma rede nacional de troca de experiências para os diretores. Para tal avaliação, esta dissertação cotejou a proposta do programa com a experiência paranaense e, para tanto, utilizou dados derivados de um questionário aplicado aos cursistas concluintes do programa, bem como dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) entregues. Ao avaliar esse programa, a pesquisa concluiu que no caso paranaense, houve alcance parcial dos objetivos da proposta, uma vez que houve grande índice de evasão e um baixo rendimento na aprendizagem dos sujeitos. Isso, em alguma medida pode ter tido como causa, o período da realização, a dificuldade dos cursistas em manter disciplina para a realização do curso em EAD, bem como situações de organização do curso pela própria UFPR. Abstract: The object of this work is the policy of continuous training for national principals of the school Brazilian public basics, styled by MEC as School Program Managers in version post-graduate courses, implement by the Federal University of Parana a four hundred (400) and principals network and local education and state, in the years 2008/2010, offered by means of distance education. A discussion that this work is encouraging effective this public training programs, offered by the federal government and the possible scope of this policy of Parana. The analyses the proposal and identify him visa edifice the effective of the officers basic school policy trhough knowledge management on the democratic and the right to education, and provide a national network of exchange of experiences to the principals. For such an assessment, this theses collate the motion with program and experience of Parana for both use data derived cursillists questionnaire applied to graduates of the program, and conclusion of course monographic work (TCC) delivered. O evaluate this program, the survey concluded that if case from Parana, range was part of the objectives of the proposal, once there was great and a dropout rates low income learning in the subject. That such action may have had the time as a cause of carrying out the difficulty of discipline to keep in cursillists the course (EAD) distance education, and the period of the realization, and situation of the organization of the course own Federal University of Paraná (UFPR).
Collections
- Teses & Dissertações [9335]