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dc.contributor.advisorLouzada, Fernando Mazzillipt_BR
dc.contributor.authorPereira, Érico Feldenpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-15T14:50:14Z
dc.date.available2018-03-15T14:50:14Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/26248
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Fernando Mazzilli Louzadapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao Física. Defesa: Curitiba, 28/06/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 105-115pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Exercício e esportept_BR
dc.description.abstractResumo: Introdução: Os adolescentes podem apresentar redução das horas de sono e maiores prevalências de sonolência diurna excessiva em função da interação de fatores maturacionais, comportamentais e ambientais. Até o momento não se dispunha de prevalências de sonolência excessiva diurna, bem como da associação de inúmeros fatores com a baixa duração do sono em estudos populacionais com adolescentes brasileiros. Objetivo: Investigar as prevalências e os fatores associados com a baixa duração do sono, a sonolência diurna excessiva (SDE) e a sonolência na sala de aula (SSA) em adolescentes do ensino médio do município de Santa Maria – RS. Método: A amostra deste estudo foi formada por 1126 estudantes do ensino médio (55,1% do sexo feminino), de 13 a 21 anos, com idade média de 16,24(1,39), de escolas públicas do município de Santa Maria. As variáveis dependentes analisadas foram a duração do sono, a SDE e a SSA. Os fatores associados investigados abrangeram aspectos biológicos, ambientais e comportamentais. Análises bivariadas e multivariadas ajustadas foram realizadas. Resultados: 54,8% dos adolescentes apresentaram oito ou menos horas de sono nos dias com aula. As prevalências de SDE e de SSA foram de, 25% e 27,1%, respectivamente. Os rapazes apresentaram menor duração do sono (p=0,002), mas as moças apresentaram maiores prevalências de SDE (p=0,002) e SSA (p=0,02). Maiores tempos de deslocamento para a escola estiveram associados com menor duração do sono (p=0,046). Nos modelos finais de ajuste, a baixa duração do sono esteve associada ao turno escolar (p=0,016) e com a mudança de turno para a manhã (p<0,001). Os principais fatores associados à SDE foram a SSA (p<0,001), a sesta (p=0,001) e os distúrbios psíquicos menores (p=0,046). Com relação à SSA os principais fatores associados foram a mudança de turno para a manhã (p=0,047), a SDE (p=0,021) e a presença de distúrbios psíquicos menores (p=0,048). Além disso, os fatores bairro de residência, renda familiar, qualidade do sono, rinite alérgica provável, estresse, consumo de gordura e de álcool e o banho antes da escola estiveram associados com a SSA nas análises ajustadas. Conclusões: Mais da metade dos adolescentes investigados foi classificada com baixa duração do sono o que remete à necessidade de intervenções. Os distúrbios psíquicos menores e a mudança de turno para a manhã foram variáveis especialmente associadas a maiores indicadores de sonolência e baixa duração do sono. O banho antes da escola pode ser uma possível recomendação para diminuir os níveis de sonolência na sala de aula. O incentivo ao deslocamento ativo deve ser realizado com cuidado para que este não reduza ainda mais a duração do sono dos adolescentes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Introduction: Adolescents exhibit present reduced hours of sleep and greater prevalence of daytime sleepiness as a result of the interaction of maturational, behavioral, and environmental factors. Until the present moment, one does not dispose of the prevalence of daytime sleepiness or the association of innumerous factors to low sleep duration in population studies involving Brazilian adolescents. Objective: To investigate the prevalence and factors associated with short sleep duration, daytime sleepiness (DS) and classroom sleepiness (CS) in adolescents in high school in the municipality of Santa Maria, RS, Brazil Method: The sample of this study was formed by 1126 high school students (55.1% female), aged from 13 to 21 years, with an average age of 16.24(1.39), from public schools in the municipality of Santa Maria. The dependent variables analyzed were sleep duration, DS and CS. The associated investigated encompass biological, environmental and behavioral aspects. Adjusted bivariate and multivariate analyses were carried out. Results: 54.8% of the adolescents present eight or less hours of sleep during school days. The prevalence of DS and CS were 25% and 27.1%, respectively. Male students presented shorter sleep duration (p=0.002), but female students presented greater prevalence of DS (p=0.002) and CS (p=0.02). Longer commuting time to school were associated with shorter sleep duration (p=0.046). In the final adjusted models, short duration of sleep was associated to the periods of school study (p=0.016) and to changes to morning class schedules (p<0.001). The main factors associated to DS were CS (p<0.001), naps (p=0.001) and minor psychic disorders (p=0.046). However, CS associated change to a morning class schedule (p=0.047), DS (p=0.021) and the presence of minor psychic disorders (p=0.048). Beyond that, the factors of residential neighborhood, sleep quality, probably allergic rhinitis, stress, fat and alcohol consumption and taking shower before school were associated to CS in the adjusted analyses. Conclusions: More than half of the adolescents investigated were classified with short sleep duration, which justify the need for interventions in order to increase sleep duration. Minor psychic disorders and changing to a morning class schedule were variables especially associated to greater indicators of sleepiness and short sleep duration. Taking shower before school may be a possible recommendation aiming the reduction of sleepiness in the classroom. The recommendation of active commuting to school must be done carefully to avoid an increase of the reduction of sleep duration in adolescents.pt_BR
dc.format.extent124f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectSonopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleSono e sonolência diurna em adolescentes do ensino médiopt_BR
dc.typeTesept_BR


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