Nas tramas da trapaça : uma análise de um copo de cólera sob a perspectiva dos estudos do gênero
Resumo
Resumo: Os movimentos contraculturais, assim como as políticas do corpo e as reivindicações feministas, chegaram ao Brasil nos anos de 1970. É nesse contexto que surge Um copo de cólera, de Raduan Nassar, publicado em 1978. O livro narra um momento na vida de um casal formado por um chacareiro metido a machão e uma jornalista que se pretende revolucionária. Depois de uma tórrida noite erótica, um motivo aparentemente banal leva os dois a um colérico bate-boca, em que lançam verdades um na cara do outro – e isso os obriga a admitir suas próprias incoerências e fraquezas. É somente por meio desse processo de auto-conhecimento que se torna possível o pleno encontro amoroso entre o casal. Libelo contra qualquer forma de autoritarismo, essa obra de Nassar projeta as angústias do homem pós-moderno" (ou melhor, da "modernidade tardia"), que já não dá mais conta de manter o arquétipo do machão, e dessa mulher "pós-moderna", que se quer emancipada mas sem sacrifício da afetividade. Mirando a feminista radical, Nassar elabora um discurso bastante sofisticado, recorrendo principalmente às antíteses e paradoxos, com o intuito de trapacear e seduzir o/a leitor/a. Este, por sua vez, acaba se rendendo diante de tamanha força poética. Contudo, apenas encontrando receptividade em um fértil útero-ouvido é que esta palavra viril encontra significação plena, cabendo ao leitor trazer à luz a sua réplica. Abstract: Counterculture movements, as well as body politics and feminist demands, arrived in Brazil in the 1970’s. In this context appears Raduan Nassar’s Um copo de cólera, published in 1978. This book describes a moment in the life of a couple formed by a macho-like farmer and a wannabe revolutionary journalist. After a torridly erotic night, an apparently trivial reason drives them both to a fierce argument, in which they throw painful trues to each other’s face – and this compels them to admit their own incoherencies and weakness. It is only through this self-knowledge process that a full amatory encounter between them becomes possible. Presenting a libel against any form of totalitarianism, this Nassar’s novel projects the anguishes of the "postmodern" man (or, preferably, the "late modernity" man), who no more can bear the macho archetype, and of this "postmodern" woman, who wants to be an emancipated female, but without sacrifice affectivity. Aiming the zealot feminist, Nassar elaborates a very sophisticated discourse, recurring specially to antitheses and paradoxes, with the intention of cheat and seduce the reader. This one, on his/her hand, ends completely subdued before such a huge poetical intensity. However, it is only when received in some fertile uterus-ear that this virile word finds its full meaning. Now it is the turn of this reader bringing to light his/her response.
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- Teses & Dissertações [10461]