Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchuhli, Vitor Marcelpt_BR
dc.contributor.otherRossler, João Henriquept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-27T13:54:17Z
dc.date.available2020-02-27T13:54:17Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26141
dc.descriptionOrientador:Prof. Dr. João Henrique Rosslerpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia. Defesa: Curitiba, 27/04/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 179-184pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os processos formativos na sociedade contemporânea estão voltados essencialmente à produção de individualidades ajustadas às demandas do modo de produção capitalista. A Psicologia aparece nesse processo como parte do conjunto de saberes e práticas que mediam historicamente a formação dessas individualidades no âmbito das esferas da educação e do trabalho. Nesse estudo, retoma-se o tema da formação humana numa direção radicalmente contrária, isto é, voltada à superação da sociedade capitalista como última forma de sociedade alienada da história. Fundamentado no pensamento e no método marxista, o estudo analisa a formação humana mediada pela arte, elegendo como questão de pesquisa o papel da catarse na formação da individualidade para-si, isto é, uma individualidade potencialmente livre e consciente, a partir das contribuições do psicólogo russo L. S. Vigotski e do filósofo húngaro G. Lukács. Como base teórica necessária ao entendimento da questão, recupera-se o conceito de individualidade a partir da filosofia marxista e da Psicologia Histórico-Cultural, buscando delimitar o conceito de individualidade para-si. Na sequência, recupera-se as características principais apontadas pelos autores marxistas para a caracterização da arte. Parte-se para isso das abordagens da arte como práxis e da arte como reflexo, que aparecem comumente nas considerações teóricas da estética marxista. Tendo estabelecido essa base teórica comum, analisa-se alguns autores que produziram suas teorias no bojo dos processos da Revolução Russa e da Revolução Cubana, objetivando a compreensão do conceito de catarse ou dos conceitos correlatos que aparecem em suas obras. Essa análise forma a mise en place necessária para a compreensão do conceito de catarse artística tal como definida por Vigotski e por Lukács. Compreende-se que na obra desses dois autores a categoria é tomada como mediação necessária na formação da individualidade na relação do receptor com a obra de arte. Compreende-se ainda que o conceito de catarse para o materialismo histórico dialético, tal como definido na Psicologia da arte de Vigotski e na estética marxista de Lukács, ganha contornos qualitativamente diferentes das concepções médicas e morais que comumente servem de norte ao entendimento dessa categoria.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The formative processes in contemporary society are essentially focused to producing individualities which are adjusted to the capitalist production mode demands. Psychology participates in this process as part of the knowledge and practices that historically mediate these individualities formation on the education and work spheres. This study retakes the human formation theme in a radically contrary direction, thus, focused on overcoming the capitalist society as the last alienated society form in history. Based on the Marxist thought and method, this study analyses the human formation mediated by art, choosing as its research topic the catharsis role on the process of developing the individuality for itself, which is a potentially free and conscious individuality, based on Russian psychologist L.S Vigotski and the Hungarian G. Lukács. As theoric basis for understanding the matter, the individuality concept is retrieved based on the Marxist philosophy and the Cultural-Historical Psychology aiming to limit the concept of Individuality for itself. After that, the main characteristics pointed by Marxist authors for characterizing Art are retrieved. For that purpose it is taken on Art as a praxis and as a reflex, which commonly are shown on the theoric onsiderations of the Marxist aesthetics. By establishing this common theoric basis, some authors who have produced their theories within the Russian and Cuban revolutions are analyzed, aiming to comprehend the catharsis or its correlated concepts shown in their works. This analysis is the "mise en place" needed to understand the Artistic catharsis concept as defined by Vigotski and Lukács. It is understood that in the orks of these two authors the category is used as a necessary mediation on forming the individuality on the relation between the receptor and the work of art. It is also taken into account that the catharsis concept for the historic dialectic materialism as defined by Vigotski’s Art psychology and Lukács’ Marxist aesthetic, receives qualitative nuances that differ from medical and moral conceptions that commonly guide the nderstanding of this category.pt_BR
dc.format.extent184f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934pt_BR
dc.subjectLukács, György, 1885-1971pt_BR
dc.subjectDissertações - Psicologiapt_BR
dc.subjectAlienação (Psicologia social)pt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleA dimensão formativa da arte no processo de constituição da individualidade para-si : a catarse como categoria psicológica mediadora segundo Vigotski e Lukácspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples