Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLourenço, Daniel Alvarespt_BR
dc.contributor.otherFontoura, Antônio M. (Antônio Martiniano)pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-05-19T19:29:43Z
dc.date.available2020-05-19T19:29:43Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26092
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Antonio Martinino Fontourapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 26/11/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 236-241pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como prioridade desenvolver um guia com recomendações tipográficas sobre as necessidades das crianças em início de aprendizagem da leitura, considerando os aspectos da legibilidade. Este foi construído para auxiliar designers que atuam na área de editoração do livro de literatura infantil. O problema da pesquisa se centra na criação do guia e se este pode servir de auxilio para a diagramação e escolha tipográfica dos livros. Em relação à parte metodológica, foi realizado um experimento para alidação do guia, com designers. Consistiu na realização de uma tarefa: primeiramente, diagramaram uma página de um livro infantil, e, logo após fizeram a leitura do guia para realizarem a diagramação da mesma página. Ainda responderam um questionário com perguntas mistas, onde apontaram aspectos referentes ao guia. Com o experimento realizado, chegou-se a conclusão de que o guia realmente facilitou os designers na diagramação e na escolha tipográfica para os livros voltados para as crianças, além do que se trata de um material de apoio e inovador tanto para pesquisadores quanto para designers do mercado editorial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research priority is the development of a guide with typographical recommendations about the needs of children in early learning of reading, considering the aspects of legibility. This was built to help designers working in the field of children's book publishing. The research problem focused on the creation of the guide and if it can serve as an aid to choose typography and the diagramming of books. In relation to the methodological part, an experiment was conducted with designers to validate the proposed guide. This experiment was consisted of a task: first, designers were requested to diagram a page of a children's book, and later (soon) after read the guide, they were requested to diagram the same page. In addition answered a questionnaire with mixed questions where indicated aspects related to the guide were presented. With the experiment it was possible to conclude that guide facilitated designers in diagramming and choose typeface for books geared to children. Besides the guide constitute a support and innovative material for esearchers and designers of the publishing industry.pt_BR
dc.format.extent284f. : il. ; grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenil - Impressãopt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleTipografia para livro de literatura infantil : desenvolvimento de um guia com recomendações tipográficas para para designerspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples