O impresso como estratégia de intervenção social : educação e história na perspectiva de Dario Velloso (1885-1937)
Resumo
Resumo: A presente dissertacao busca evidenciar a figura de Dario Vellozo como um agente que propos mudancas no contexto social em que estava inserido. Nesse sentido, tentaremos discutir as estrategias de intervencoes sociais elaboradas pelo intelectual. Os impressos, nesse contexto, seriam um dos principais mecanismos de divulgacao e de mudanca social, na perspectiva de Vellozo. Logo, a historia e a educacao entram como discursos legitimadores de ideais e caminhos a serem seguidos para alcancar as mudancas sociais propostas por ele. Nosso trabalho organiza-se em tres capitulos. No primeiro, intitulado \Educacao pela Imprensa., realizamos a analise do processo inicial de formacao do pensamento e de atuacao de Dario Vellozo, alem de uma discussao a respeito das revistas como mecanismos de intervencoes sociais. No capitulo \Educacao pelo Livro: o Compendio de Pedagogia., fazemos uma discussao acerca das principais questoes teoricas mobilizadas e refletidas por Dario Vellozo ao longo de seu livro \Compendio de Pedagogia.. Nesse trecho, tentamos elucidar as referencias teoricas do intelectual, bem como suas contribuicoes para o campo educacional a partir desse livro. No ultimo capitulo, denominado \Educacao pelo Livro: Licoes de Historia., optamos por fazer uma discussao a respeito da importancia da historia como uma das estrategias de intervencoes sociais de Dario, alem de tentarmos evidenciar a concepcao de historia presente no pensamento do autor. Assim, essas discussoes nos possibilitaram uma melhor visibilidade do periodo e da participacao de Dario Vellozo nesse cenario intelectual. Nesse sentido, entendemos que Vellozo se utilizou de diversos mecanismos para tentar legitimar suas ideias e para propor transformacoes sociais em determinadas questoes com as quais nao estava de acordo. Abstract: This work tries to show the figure of Dario Vellozo as an agent who proposed changes in the social context he was inserted. Accordingly, we attempt to discuss the strategies of social interventions developed by Dario Vellozo. This way, printed documents are highlighted in the perspective of Vellozo as being one of the main mechanisms of diffusion and social change. History and education appear as legitimating discourses of ideals and paths to achieve social changes proposed by Vellozo. Therefore, our work is organized into three chapters. The first chapter entitled "Education in the press" we analyze the early process of thought formation and actions of Dario Vellozo and we bring a discussion about the magazine as a mechanism of social intervention. In the chapter "Education by the Book: a Compendium of Education", we made a discussion about the main theoretical aspects mobilized and reflected by Dario Vellozo over his book "Compendium of Pedagogy". In this chapter, we tried to elucidate the theoretical references of Vellozo as well as their contributions to the field of education from this book. In the last chapter called "Education by the Book: Lessons from History" we opted for a discussion about the importance of history as one of the strategies of Dario Vellozo social interventions, and tried to show the conception of history in the thought of Vellozo. This way, these discussions have enabled us a better visibility about the period and the participation of Dario Vellozo on the intellectual scene. In this sense, we understand that Vellozo had used several mechanisms trying to legitimize his ideas and proposing changes in certain social matters which he did not agree.
Collections
- Teses & Dissertações [10471]