Análise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
Resumo
Resumo: Este trabalho faz um estudo dos acidentes ocorridos na BR-277 no período de janeiro de 2007 a novembro de 2009, buscando relacionar os diferentes tipos de acidentes com as condições de pista, tipos de acostamento, condições meteorológicas, sentido da rodovia, entre outras. O método utilizado para determinar essas relações foi a Análise Fatorial. Os fatores agrupam as variáveis altamente correlacionadas em grupos e determina para cada um, indicadores (escores fatoriais) com os quais é possível determinar os quilômetros da rodovia mais perigosos de acordo com cada fator. Os dados utilizados nesse trabalho são compostos por 35 planilhas, cedidas pela Polícia Rodoviária Federal do estado do Paraná, sendo que cada planilha contém os dados (qualitativos e quantitativos) dos 10.096 acidentes ocorridos entre janeiro de 2007 e novembro de 2009. Dessas planilhas foi selecionado um conjunto de variáveis o qual foi discretizado, determinando uma matriz dicotômica e em seguida uma matriz de frequências, a qual foi utilizada na Análise Fatorial. A análise fatorial foi realizada em três diferentes períodos: entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, entre janeiro de 2009 e novembro de 2009 e em meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, com o objetivo de verificar se os fatores coincidem em cada análise. Em cada Análise Fatorial o número de variáveis é diferente, devido a não ocorrência de determinados tipos de acidente no período específico. Devido à grande quantidade de variáveis, a Análise Fatorial foi realizada mais de uma vez para cada período, sendo que somente a última Análise Fatorial foi interpretada e as anteriores feitas com objetivo de eliminar variáveis que eram pouco explicadas nos fatores obtidos. Como resultados pôde-se verificar, em todas as análises, que o quilômetro 584 (Cascavel - PR) é o mais problemático com relação ao número de acidentes, e que o condutor pode ser considerado o principal responsável por esses acidentes. Abstract: In the work reported here is presented a study of accidents in the BR-277 from January 2007 to November 2009, seeking to relate the different types of accidents with the track conditions, sidewalk types, weather, direction of the highway, among others. The methodology used to determine these relations was the factorial analysis. Factors highly correlated variables are grouped into groups and determines for each one, indicators (factor scores) with which it is possible to determine the miles of road more dangerous, according to each factor. The data used in this study consists of 35 sheets, provided by the Federal Highway Police in the state of Paraná, and each worksheet contains the data (quality) of the 10,096 accidents that occurred between January 2007 and November 2009. These worksheets were selected a set of variables which was discretized, leading to a dichotomous matrix and then an array of frequencies, which was used in factor analysis. Factorial analysis was performed in three different periods: between January 2007 and November 2009, between January 2009 and November 2009 and holiday months (January, February, July and December) between January 2007 and November 2009, in order to ascertain whether the factors coincide for each analysis. In each factor analysis the number of variables is different because the nonoccurrence of certain types of accidents in the specific period. Due to the large number of variables, factor analysis was performed more than once for each period, and only the last factor analysis was interpreted and made with the previous goal of eliminating variables that were hardly explained the factors obtained. The results could be verified in all tests, the 584 km (Cascavel - PR) is more problematic with regard to the number of accidents, and the driver can be considered the main responsible for these accidents.
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- Teses & Dissertações [10563]