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dc.contributor.authorCavalcanti, Neiva Samara Mendespt_BR
dc.contributor.otherHiga, Ivanilda, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-21T20:33:30Z
dc.date.available2020-09-21T20:33:30Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26038
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Ivanilda Higapt_BR
dc.descriptionAcompanha CD. Balcão de empréstimopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 120-122pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa investiga-se a formação inicial de professores de física em um curso de Licenciatura em física a partir das discussões sobre os saberes necessários para esta formação. Buscou-se identificar e analisar os saberes docentes (TARDIF, 2008) apontados como necessários para a formação docente por professores formadores atuantes em um curso de Licenciatura em Física, bem como a explicitação ou não da necessidade de articulação entre esses saberes. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa entrevistas semi-estruturadas realizadas com catorze professores formadores do departamento de física de uma instituição que oferece o curso de formação de professores de física. Também foram realizadas análises das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores e das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Física, bem como das provas de Física do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), as edições de 2005 e 2008, em relação a tais saberes. As análises das entrevistas foram realizadas tomando como base princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009) e possibilitaram identificar elementos relacionados aos saberes docentes ressaltados pelos professores formadores, bem como da articulação entre estes saberes, suas visões acerca da formação docente e se eles se vêem como protagonistas nesta formação. Percebeu-se que tanto os documentos quanto os professores entrevistados apontam a necessidade de diversas classes de saberes na formação do profissional docente. Em relação às Diretrizes Curriculares, se perceberam visões diferentes em relação à articulação entre os saberes: enquanto as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores apresentam a necessidade desses saberes serem trabalhados de forma articulada, as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Física sugerem que o curso de licenciatura seja dividido em dois módulos, que podem implicar em uma estrutura dificultadora para a articulação entre os saberes presentes em cada módulo. Esta falta de articulação é percebida também no instrumento de avaliação institucional analisado (ENADE 2005 e 2008) e na fala dos professores formadores. Considerando os conceitos de habitus e campo desenvolvidos por Pierre Bourdieu destacamos, a partir da análise das entrevistas realizadas, alguns elementos que parecem fazer parte de um habitus dos professores formadores: a) consideram o conteúdo específico de física como o elemento mais importante na formação, b) consideram que as disciplinas responsáveis pela formação para a docência são as disciplinas específicas para a licenciatura (ou seja, não incluem as disciplinas específicas de física como constituidoras dos saberes para a docência), c) apesar de afirmarem a necessidade de diferentes classes de saberes na formação, não os vêem de forma articulada, cabendo a cada módulo do curso atuar no desenvolvimento de um tipo de saber específico, de forma isolada. Alguns professores apresentaram visões e atitudes diferenciadas, o que pode contribuir para dar inicio a mudanças nesse habitus, levando a uma maior reflexão a respeito da formação de professores no sentido de propiciar decisoes institucionais que contemplem tais mudancas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study researches teachers of initial formation in a Major Degree Course of Physics and discusses about required different knowledge for the mentioned formation. A special importance was given in order to identify and analyze teacher.s knowledge according to (TARDIF, 2008) and highlighted as necessary for the formation of these professionals, as well as explicitness of whether there is the need of specific knowledge articulation.Tools for this research were semi-structured interviews held with fourteen formation teachers from the Physics Department of an Institution that offers Physics teachers formation courses. Curricula Guidelines that regulate the formation of teachers in Physics analyses were also conducted (e.g.: Curricula Guidelines for the Formation of Teachers and Physics Courses). Meanwhile the Physics Exams of ENADE (National Exams of Students Development) editions 2005 and 2008, in relation with its competent knowledge were analyzed. The referred interviews analysis was carried out and based on syllabus analysis principles according to BARDIN (2009) and helped to identify elements related to teacher.s different knowledge in conformity to what formation teachers had pointed out and, also, the articulation of this knowledge, as well as teacher.s views about teaching formation and if they see themselves as protagonists in the play. It was noticed through documentation and interviewed teacher.s views that there is a need of different kind of knowledge at the formation process. In relation to Curricula Guidelines there were different views recognized among different kind of knowledge articulation, that is, on one hand Curricula Guidelines for teacher.s formation present a need of knowledge to be developed and on the other hand the Guidelines for Physics courses recommend that the Major Degree is separated into two distinct modules, a fact that might turn it more difficult in terms of articulating different kinds of knowledge at each module. The lack of this articulation is, also, noticed at the analyzed institutional assessment tool (ENADE, 2005 and 2008) which was, also, observed through formation teacher.s speech. Considering habitus concepts and the field developed by Pierre Bourdieu in conformity to our analysis, three main elements that seem to be part of formation teacher.s habitus could be detached by this research, which are: a) to take into consideration specific Physics content as the main element at formation; b) regard that the formation responsible disciplines in order to develop teachers are those for Major Degree (i.e.: specific disciplines of Physics are not included as teacher.s knowledge formation); c) in spite of the need of different kind of knowledge at formation is confirmed, it is not articulately seen and it falls into each course module to develop specific knowledge apart. Some professors have presented differentiated attitudes and views contributing to initial habitus changes, leading to a better reflection regarding teacher formation in order to propose institutional decisions to contemplate those changes.pt_BR
dc.format.extent123 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de fisica - Formaçãopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO saber plural do professor : um olhar na formação de professores de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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